Saúde inicia campanha de vacinação contra HPV nas escolas nesta segunda (21)
As coberturas vacinais pretendem prevenir doenças imunopreveníveis em crianças e adolescentes
A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS), por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), inicia nesta segunda-feira (21) a campanha de vacinação contra o HPV nas escolas. O objetivo é prevenir e reduzir doenças imunopreveníveis em crianças e adolescentes.
A intensificação da campanha neste segundo semestre de 2025 pretende alcançar uma maior cobertura de imunização contra o HPV. Disponibilizada desde 2014 pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina protege contra quatro tipos de papilomavírus humano (6, 11, 16 e 18) e suas complicações, como verrugas genitais, papilomatose de laringe, cânceres do colo do útero, vulva, vagina, ânus, pênis, boca e orofaringe.
A vacina é disponibilizada na rotina para crianças e adolescentes dos nove até 14 anos, 11 meses e 29 dias como dose única. De acordo com a gerente de imunização da SMS, Eunice Amorim, o Ministério da Saúde (MS) recomenda o resgate de adolescentes sem histórico vacinal contra o HPV na faixa etária de 15 a 19 anos, 11 meses e 29 dias. “Para a atualização dos cartões dessa faixa etária, será intensificada a parceria com escolas com esse público no período de 21 de julho a 22 setembro, mediante divulgação prévia para os pais, mães ou responsáveis para encaminhamento do cartão de vacinação", informa.
“O adolescente que não tiver nenhuma dose da vacina HPV em seu histórico vacinal receberá uma dose. As que estiverem gestantes devem aguardar para serem vacinadas após o parto”, recomenda Eunice Amorim.
Disponibilização da Vacina
A vacina também está disponível para esse público nas unidades de saúde e pontos de vacinação do município. Caso procurem esses locais, os adolescentes também serão vacinados se não tiverem histórico de vacinação contra o HPV, recebendo uma dose única.
A vacina HPV também é disponibilizada para grupos prioritários especiais, com vacinação seletiva, com esquema especial, os quais devem apresentar prescrição médica com a justificativa ou código CID-10 da condição médica.
Públicos prioritários especiais
Imunodeprimidos na faixa etária entre nove e 45 anos de idade (imunodeficiência primária ou erro inato da imunidade, uso de drogas imunossupressoras, HIV/aids, transplantes de órgãos sólidos e de medula óssea e pacientes oncológicos);
Pessoas com Papilomatose Respiratória Recorrente (PRR) - CID 10 (B97.7);
Pessoas de 15 a 45 anos usuárias de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV/Aids – CID 10 (Z20.6);
Pessoas vítimas de abuso sexual (homens e mulheres), na faixa etária de nove a 45 anos.
“A vacinação contra o HPV consiste em mais uma estratégia para evitar as complicações e óbitos causados por esse vírus, porém devem ser mantidas as demais estratégias de prevenção individual devido a existência de outros vírus HPV não incluídos na vacina e outras infecções não prevenidas pela vacinação”, finaliza Eunice Amorim
Últimas notícias
Ronda no Bairro apresenta plano de ações para Operação Verão 2025/2026
Sefaz anuncia sorteio especial de Natal da Nota Fiscal Cidadã com R$ 2 milhões em prêmios
Programa 'SSP nos Municípios' faz visitas técnicas na Rota Ecológica dos Milagres
[Vídeo] ALE discute falhas no abastecimento de água e cobra soluções de concessionárias
Exame de DNA confirma que corpo encontrado na Cachoeira do Meirim é de Crislany
Economia de Alagoas cresce 3,54% em 2023 e supera PIB nacional
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
