JHC e Rodrigo Cunha lançam segunda fase do programa Olhar da Gente
Expectativa é que sejam realizadas 10 mil cirurgias de catarata, no Hospital da Cidade, para pacientes de Maceió e outros 20 municípios

O prefeito de Maceió, JHC, e o vice-prefeito, Rodrigo Cunha, lançaram nesta segunda-feira (21), a segunda fase do programa Olhar da Gente, maior ação regional de cirurgias oftalmológicas já realizada em Alagoas. A expectativa é que sejam efetivadas 10 mil cirurgias de catarata entre julho deste ano e março de 2026, beneficiando pacientes da capital e de outros 20 municípios, a exemplo de Anadia, Boca da Mata, Coruripe e Ibateguara, dentre outros.
Para o prefeito JHC, essa é uma política pública que muda a vida de muitas pessoas. “Um programa pensado para zerar a fila por cirurgias de catarata, devolvendo visão, autonomia, dignidade e qualidade de vida para as pessoas. Isso já foi feito aqui em Maceió e agora chega também no interior do estado”, disse.
“Maceió é a capital de todos os alagoanos e nós não poderíamos, dispondo da tecnologia e da infraestrutura adequadas, deixar de atender quem mais precisa. Queremos dar as mãos a esses municípios para fortalecer o sistema de saúde. Isso demonstra a nossa capacidade de colocar o interesse da população em primeiro lugar”, ressaltou JHC.
“Alegria gigante estar aqui para anunciar essa segunda fase do Olhar da Gente. O Hospital da Cidade já é referência em qualidade e agora vai atender outros municípios. Uma iniciativa para ajudar ainda mais pessoas, que tanto precisam desse cuidado”, pontuou o vice-prefeito, Rodrigo Cunha.
Na primeira fase, foram realizadas mais de 270 cirurgias. A iniciativa faz parte do Saúde da Gente, maior programa itinerante de saúde do país. A primeira-dama Marina Candia é embaixadora do Saúde da Gente e idealizadora do programa Olhar da Gente. Segundo ela, o processo foi pensado para agilizar o acesso da população à cirurgia de catarata.
“O Saúde da Gente é um programa que me emociona muito pela importância e pela extensão que ganhou, tendo em vista que já é o maior programa de saúde itinerante do Brasil. E o Olhar da Gente vem para trazer celeridade para essas cirurgias de catarata. Agora, atendendo aos pedidos da população, estamos expandindo para outros municípios da região metropolitana”, destacou Marina.
O projeto é fruto de emenda parlamentar viabilizado pela senadora Eudócia Caldas, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), com apoio do Ministério da Saúde, e reafirma o compromisso da gestão com o acesso à saúde de qualidade.
A segunda fase do programa é viabilizada por uma emenda parlamentar da senadora Eudócia Caldas, no valor de R$ 9,8 milhões, com execução direta da Prefeitura de Maceió e apoio do SUS e do Ministério da Saúde.
“O hospital não é só de todos os maceioenses, mas de todos os alagoanos e o Olhar da Gente é uma política pública que dá certo, porque é construída com responsabilidade, articulação e sensibilidade. A primeira etapa foi um sucesso e agora esse sucesso vai ser ainda maior e vai impactar a vida de ainda mais pessoas, aqui em Maceió e no interior. Aqui no Hospital da Cidade temos a infraestrutura necessária e uma equipe técnica qualificada para atender com eficiência e segurança quem mais precisa”, disse a senadora Eudócia Caldas.
Triagem
Os exames e agendamentos serão realizados em triagens organizadas por cada município e o paciente será direcionado para o Hospital da Cidade, onde realizará a cirurgia, aos sábados e domingos. A expectativa é que sejam feitas uma média de 300 cirurgias por fim de semana.
Em Maceió, isso é feito diretamente nas clínicas itinerantes do Saúde da Gente, que percorrem os bairros com permanência média de 15 dias em cada localidade. Moradores também podem se cadastrar no PAM Salgadinho e sair com a cirurgia agendada.
O Olhar da Gente promove atendimento humanizado desde a triagem até o pós-operatório, com entrega de óculos escuros, medicação oftalmológica e alimentação após o jejum cirúrgico.
São esses os municípios contemplados, além de Maceió: Boca da Mata; Colônia Leopoldina; Coruripe; Ibateguara; Mar Vermelho; Maragogi; São Miguel dos Milagres; Maribondo; Messias; União dos Palmares; Penedo; Porto de Pedras; São Miguel dos Campos; Rio Largo; São José da Laje; Campo Alegre; São Brás; Teotônio Vilela; Anadia e Flexeiras.
Últimas notícias

Lula critica tarifas de Trump contra o Brasil e vê apoio a Bolsonaro em medidas comerciais

Moraes bloqueia contas e Pix de Eduardo Bolsonaro para tentar dificultar ações nos EUA

Suspeito de roubo é imobilizado e agredido por populares no Pontal da Barra, em Maceió

Ação do MP com apoio do setor hoteleiro entrega 113 cestas básicas para famílias de Maragogi

Vídeo levanta suspeita de despejo de esgoto no riacho de Guaxuma, em Maceió

Bolsonaro mostra tornozeleira e diz: “o que vale para mim é a lei de Deus”
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
