Saúde

JHC e Rodrigo Cunha lançam segunda fase do programa Olhar da Gente

Expectativa é que sejam realizadas 10 mil cirurgias de catarata, no Hospital da Cidade, para pacientes de Maceió e outros 20 municípios

Por 7Segundos, com assessoria 21/07/2025 16h04
JHC e Rodrigo Cunha lançam segunda fase do programa Olhar da Gente
Programa prevê a realização de 10 mil cirurgias de catarata até março de 2026 - Foto: Jonathan Lins/ Secom Maceió

O prefeito de Maceió, JHC, e o vice-prefeito, Rodrigo Cunha, lançaram nesta segunda-feira (21), a segunda fase do programa Olhar da Gente, maior ação regional de cirurgias oftalmológicas já realizada em Alagoas. A expectativa é que sejam efetivadas 10 mil cirurgias de catarata entre julho deste ano e março de 2026, beneficiando pacientes da capital e de outros 20 municípios, a exemplo de Anadia, Boca da Mata, Coruripe e Ibateguara, dentre outros.

Para o prefeito JHC, essa é uma política pública que muda a vida de muitas pessoas. “Um programa pensado para zerar a fila por cirurgias de catarata, devolvendo visão, autonomia, dignidade e qualidade de vida para as pessoas. Isso já foi feito aqui em Maceió e agora chega também no interior do estado”, disse.

“Maceió é a capital de todos os alagoanos e nós não poderíamos, dispondo da tecnologia e da infraestrutura adequadas, deixar de atender quem mais precisa. Queremos dar as mãos a esses municípios para fortalecer o sistema de saúde. Isso demonstra a nossa capacidade de colocar o interesse da população em primeiro lugar”, ressaltou JHC.

“Alegria gigante estar aqui para anunciar essa segunda fase do Olhar da Gente. O Hospital da Cidade já é referência em qualidade e agora vai atender outros municípios. Uma iniciativa para ajudar ainda mais pessoas, que tanto precisam desse cuidado”, pontuou o vice-prefeito, Rodrigo Cunha.

Na primeira fase, foram realizadas mais de 270 cirurgias. A iniciativa faz parte do Saúde da Gente, maior programa itinerante de saúde do país. A primeira-dama Marina Candia é embaixadora do Saúde da Gente e idealizadora do programa Olhar da Gente. Segundo ela, o processo foi pensado para agilizar o acesso da população à cirurgia de catarata.

“O Saúde da Gente é um programa que me emociona muito pela importância e pela extensão que ganhou, tendo em vista que já é o maior programa de saúde itinerante do Brasil. E o Olhar da Gente vem para trazer celeridade para essas cirurgias de catarata. Agora, atendendo aos pedidos da população, estamos expandindo para outros municípios da região metropolitana”, destacou Marina.

O projeto é fruto de emenda parlamentar viabilizado pela senadora Eudócia Caldas, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), com apoio do Ministério da Saúde, e reafirma o compromisso da gestão com o acesso à saúde de qualidade.

A segunda fase do programa é viabilizada por uma emenda parlamentar da senadora Eudócia Caldas, no valor de R$ 9,8 milhões, com execução direta da Prefeitura de Maceió e apoio do SUS e do Ministério da Saúde.

“O hospital não é só de todos os maceioenses, mas de todos os alagoanos e o Olhar da Gente é uma política pública que dá certo, porque é construída com responsabilidade, articulação e sensibilidade. A primeira etapa foi um sucesso e agora esse sucesso vai ser ainda maior e vai impactar a vida de ainda mais pessoas, aqui em Maceió e no interior. Aqui no Hospital da Cidade temos a infraestrutura necessária e uma equipe técnica qualificada para atender com eficiência e segurança quem mais precisa”, disse a senadora Eudócia Caldas.

Triagem


Os exames e agendamentos serão realizados em triagens organizadas por cada município e o paciente será direcionado para o Hospital da Cidade, onde realizará a cirurgia, aos sábados e domingos. A expectativa é que sejam feitas uma média de 300 cirurgias por fim de semana.

Em Maceió, isso é feito diretamente nas clínicas itinerantes do Saúde da Gente, que percorrem os bairros com permanência média de 15 dias em cada localidade. Moradores também podem se cadastrar no PAM Salgadinho e sair com a cirurgia agendada.

O Olhar da Gente promove atendimento humanizado desde a triagem até o pós-operatório, com entrega de óculos escuros, medicação oftalmológica e alimentação após o jejum cirúrgico.

São esses os municípios contemplados, além de Maceió: Boca da Mata; Colônia Leopoldina; Coruripe; Ibateguara; Mar Vermelho; Maragogi; São Miguel dos Milagres; Maribondo; Messias; União dos Palmares; Penedo; Porto de Pedras; São Miguel dos Campos; Rio Largo; São José da Laje; Campo Alegre; São Brás; Teotônio Vilela; Anadia e Flexeiras.