BC: vazam dados do Pix de 11 milhões de pessoas; acesso a contas foi preservado
Este é o 21º episódio reportado pelo BC de falhas ligadas a informações da ferramenta de pagamentos, sendo o maior da série histórica
O Banco Central comunicou, nesta quarta-feira (23), que ocorreram acessos indevidos a dados vinculados a chaves Pix no Sisbajud (Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário), que é operado pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça).
O CNJ afirma que o incidente que ocorreu entre domingo (20) e segunda-feira (21) provocou o vazamento dos dados de 11.003.398 pessoas. Foram acessados dados como nome da pessoa, chave Pix, nome do banco, número da agência e número da conta.
As informações vazadas são cadastrais, do tipo que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras, segundo o BC, ressaltando não foram obtidos dados sensíveis e sob sigilo bancário, como senhas, movimentações financeiras ou saldos em contas.
Este é o 21º episódio reportado pelo BC de falhas ligadas a informações do Pix, sendo o maior da série histórica. Desde a criação do Pix, até o episódio divulgado nesta quarta, foram vazados 1.002.583 dados vinculados à ferramenta de pagamentos.
"O BC informa que foram adotadas as ações necessárias para a apuração detalhada do caso. Mesmo não sendo exigido pela legislação vigente, por conta do baixo impacto potencial para os usuários, o BC decidiu comunicar o evento à sociedade, à vista do compromisso com a transparência que rege sua atuação", diz a autarquia em seu site.
A Polícia Federal e a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) foram acionadas pelo Conselho Nacional de Justiça, que ressalta ter adotado prontamente todas as medidas de segurança necessárias para proteger os usuários.
Apesar de os dados vazados por si só não permitirem o acesso às contas nos bancos, o CNJ reforça que a exposição de dados cadastrais gera riscos e sublinha recomendações de segurança que os bancos já divulgam com frequência.
"O CNJ não se utiliza de qualquer meio de comunicação aos afetados, como mensagens, SMS, e-mail ou chamadas telefônicas", pontua.
O órgão ainda vai disponibilizar um canal exclusivo para consulta ao cidadão, que será divulgado no site oficial do Conselho.
Últimas notícias
Aprovação de Lula interrompe alta e cai a 47% após operação no Rio, mostra Quaest
Jovem é detido por jogar companheira contra parede no município de Colônia Leopoldina
Dupla é condenada a mais de 19 anos de prisão por homicídio em frente a hospital em Palmeira dos Índios
Em menos de um ano do caso, homem é condenado a 34 anos por matar mulher na frente da filha no Sertão de AL
Mãe é autuada por abandonar crianças na Cidade Universitária e vítimas relatam agressões e ameaças
Lewandowski alerta que mudança no papel da PF seria inconstitucional
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
