Mais de 10 mil irregularidades por furto de energia são registradas em Alagoas
Dados são do primeiro semestre de 2025
O furto de energia elétrica, conhecido popularmente como “gato”, e o ato de fraudar medidores são crimes previstos no Código Penal Brasileiro e causam prejuízos significativos à população e ao sistema elétrico. Em Alagoas, têm sido intensificadas ações de fiscalização para coibir ambas as práticas, com reforço na importância da mudança de comportamento por parte de quem insiste em cometer irregularidades.
Além de ser ilegal, o furto de energia e as ligações clandestinas comprometem a qualidade do fornecimento, aumentam os custos para todos os consumidores e representam riscos à segurança das pessoas e das instalações. As ações de combate a essas práticas contam com o apoio da Secretaria de Segurança Pública, por meio da Polícia Militar, quando necessário, e da Polícia Científica, que auxilia nos trâmites cabíveis, sobretudo quando o infrator é reincidente. As fiscalizações abrangem todas as classes de consumo, incluindo unidades residenciais, comerciais e industriais.
Em 2024, foram encontradas irregularidades por fraude em mais de 22.584 unidades consumidoras em Alagoas. Já no primeiro semestre de 2025, mais de 11.460 unidades apresentaram fraudes.
Principais impactos e consequências
A energia furtada impacta diretamente na qualidade do serviço e contribui para o aumento de custos que acabam sendo repassados à tarifa paga por todos os consumidores, conforme regras da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Além disso, as ligações clandestinas podem provocar rompimento de cabos, curtos-circuitos, incêndios, oscilações e interrupções no fornecimento.
A verificação periódica dos medidores de energia elétrica instalados nas unidades consumidoras é realizada conforme os critérios estabelecidos pela Resolução nº 1000 da Aneel.
Saiba como denunciar
As denúncias de ligações clandestinas e irregulares podem ser feitas anonimamente e de forma segura por meio dos canais de atendimento da distribuidora local ou pelo site da concessionária de energia que atende Alagoas, onde é possível selecionar o estado, informar os dados da ocorrência (endereço, município, número do medidor, pontos de referência, etc.) e anexar imagens e vídeos que possam ajudar na verificação. O anonimato é garantido durante todo o processo de denúncia. Após o registro, uma equipe técnica é encaminhada para realizar a inspeção.
Últimas notícias
Bradesco apresenta instabilidade no aplicativo e gera reclamações nas redes
Colisão entre viatura da PM e moto deixa homem ferido em Cruz das Almas
Deputada Gabi Gonçalves promove hoje mais uma edição da Expo: Vida e Arte
Mais de 60% dos alagoanos aprovam gestão de Paulo Dantas à frente do governo de AL
Proprietários de imóveis podem fazer cadastro online para aluguel social do Governo de Alagoas
Esquema que resetava senhas e liberava benefícios ilegalmente é derrubada durante operação da Polícia Federal
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
