Mais de 10 mil irregularidades por furto de energia são registradas em Alagoas
Dados são do primeiro semestre de 2025
O furto de energia elétrica, conhecido popularmente como “gato”, e o ato de fraudar medidores são crimes previstos no Código Penal Brasileiro e causam prejuízos significativos à população e ao sistema elétrico. Em Alagoas, têm sido intensificadas ações de fiscalização para coibir ambas as práticas, com reforço na importância da mudança de comportamento por parte de quem insiste em cometer irregularidades.
Além de ser ilegal, o furto de energia e as ligações clandestinas comprometem a qualidade do fornecimento, aumentam os custos para todos os consumidores e representam riscos à segurança das pessoas e das instalações. As ações de combate a essas práticas contam com o apoio da Secretaria de Segurança Pública, por meio da Polícia Militar, quando necessário, e da Polícia Científica, que auxilia nos trâmites cabíveis, sobretudo quando o infrator é reincidente. As fiscalizações abrangem todas as classes de consumo, incluindo unidades residenciais, comerciais e industriais.
Em 2024, foram encontradas irregularidades por fraude em mais de 22.584 unidades consumidoras em Alagoas. Já no primeiro semestre de 2025, mais de 11.460 unidades apresentaram fraudes.
Principais impactos e consequências
A energia furtada impacta diretamente na qualidade do serviço e contribui para o aumento de custos que acabam sendo repassados à tarifa paga por todos os consumidores, conforme regras da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Além disso, as ligações clandestinas podem provocar rompimento de cabos, curtos-circuitos, incêndios, oscilações e interrupções no fornecimento.
A verificação periódica dos medidores de energia elétrica instalados nas unidades consumidoras é realizada conforme os critérios estabelecidos pela Resolução nº 1000 da Aneel.
Saiba como denunciar
As denúncias de ligações clandestinas e irregulares podem ser feitas anonimamente e de forma segura por meio dos canais de atendimento da distribuidora local ou pelo site da concessionária de energia que atende Alagoas, onde é possível selecionar o estado, informar os dados da ocorrência (endereço, município, número do medidor, pontos de referência, etc.) e anexar imagens e vídeos que possam ajudar na verificação. O anonimato é garantido durante todo o processo de denúncia. Após o registro, uma equipe técnica é encaminhada para realizar a inspeção.
Últimas notícias
Justiça determina que Governo de Alagoas libere acesso de JHC a sistemas estaduais em 24 horas
Sistema de abastecimento de água passa por testes em Passo de Camaragibe
Município de Campo Grande é condenado a adequar despesas com Poder Executivo
Polícia Civil procura suspeitos de matar gata Camila Regina em Maceió
Artista de Penedo faz sucesso nas redes e registra marca na Registartt
SUS detecta quase 10 mil testes positivos para HPV de alto risco
Vídeos e noticias mais lidas
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
