MPF realiza nova inspeção no HU para avaliar ampliação de serviços oncológicos
Visita verifica cumprimento de recomendações conjunta e melhorias estruturais no Centro Oncológico

Na manhã da última segunda-feira (21), o Ministério Público Federal (MPF) realizou inspeção no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com o objetivo de verificar as condições atuais de funcionamento do Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) da unidade, especialmente após a implantação do Pronto Atendimento Oncológico 24 horas e da ampliação dos leitos de internação.
A vistoria foi coordenada pela procuradora da República Roberta Bomfim, que acompanha a política pública de assistência oncológica em Alagoas. A visita foi motivada pelas diretrizes estabelecidas na Recomendação Conjunta expedida em novembro de 2024 pelo MPF, Ministério Público Estadual (MP/AL) e Defensoria Pública da União (DPU), que cobra o adequado funcionamento do serviço conforme os parâmetros da Portaria SAES/MS nº 1/2022.
Durante a inspeção, a equipe do MPF apurou que a unidade passou a ofertar atendimento oncológico ininterrupto para intercorrências (24 horas), com menor demanda noturna nos primeiros meses. Outro ponto verificado foi a ampliação de leitos. Foi explicado que atualmente opera com 28 leitos de internação para pacientes oncológicos, sendo 20 clínicos e 8 de hematologia. Antes, eram 16. A equipe do HUPAA informou que a ampliação permitiu maior capacidade de acolhimento e que hoje tem menos dificuldade em receber pacientes internados em outros hospitais.
No ambulatório de quimioterapia, foram identificados 20 leitos em funcionamento. Já o Pronto Atendimento dispõe de 10 leitos e a radioterapia funciona em dois turnos, em regime diário das 7h às 19h. A braquiterapia também está instalada e em funcionamento. Em relação à assistência paliativa foi explicado que contam com 36 vagas para acompanhamento em visitas domiciliares.T

Todos os setors do HU foram inspecionados. Foto: Ascom/MPF
Exames de imagem como ultrassonografia, endoscopia e colonoscopia são realizados no próprio hospital. Para exames de maior complexidade, como tomografia e ressonância, a divisão atual é de cerca de 40% de demanda interna e 60% de demanda direcionada ao HU por meio da regulação.
A procuradora da República Roberta Bomfim destacou que “a atuação do MPF tem por foco garantir que o serviço funcione em conformidade com os padrões previstos para o CACON, de modo a assegurar acesso digno e integral ao tratamento oncológico. Foi importante constatar que o HU avançou na organização dos serviços, superando dificuldades históricas. Seguiremos acompanhando e avaliando a observância das metas contratualizadas e dos parâmetros definidos pelo Ministério da Saúde”.
A unidade ainda não realiza cirurgia ortopédica oncológica nem iodoterapia, e a imunoterapia encontra-se em fase de planejamento. A adequação do número de leitos e a recontratualização com o Município de Maceió continuam em tratativas.
Entenda – A Recomendação Conjunta MPF-MPE-DPU estabeleceu prazo para que a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), a gestora do hospital, adotasse providências para sanar fragilidades na estrutura e nos serviços ofertados pelo CACON do HUPAA, entre elas o funcionamento pleno do PA oncológico 24h, a regularização do número de leitos, a implantação de protocolos clínicos e a produção de relatórios de avaliação da assistência prestada.
O MPF seguirá monitorando as providências adotadas pelos gestores públicos e pela administração hospitalar para assegurar que a população alagoana tenha garantido o direito a uma assistência oncológica integral, eficiente e humanizada.
UTI pediátrica – Aproveitando a visita ao Hospital Universitário, o MPF também inspecionou as obras da nova UTI Pediátrica, objeto do Inquérito Civil nº 1.11.000.001155/2024-18. A vistoria confirmou que as obras estão avançadas, mas a definição da equipe profissional que atuará na unidade ainda não foi resolvida.
O MPF continuará acompanhando a situação para garantir a conclusão e o funcionamento efetivo da unidade.
Últimas notícias

São Sebastião integra programa “Alagoas Sem Fome na Infância” e reforça compromisso com a primeira infância

Alagoas lidera redução da insegurança alimentar e conquista destaque no Prêmio Brasil Sem Fome

Vídeo mostra homem se masturbando dentro de van em Arapiraca

Operação contra furto de cabos resulta em seis prisões em cinco municípios de Alagoas

Hospital de Emergência do Agreste promove ação de prevenção ao câncer de mama

Gominho é internado em hospital e desabafa: "Não faz sentido"
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
