Laboratório da Ufal é selecionado para o maior festival de tecnologia da América Latina
Liinc/Ufal levará sua experiência de inovação inclusiva para o Hacktown 2025

Alagoas conquistou um lugar de destaque no cenário nacional de inovação. O coordenador de metodologias e estratégias do Laboratório de Inovação Inclusiva da Universidade Federal de Alagoas (Liinc/UFAL), João Paulo Ferreira, teve sua palestra selecionada para o Hacktown 2025, o maior festival de tecnologia, inovação e criatividade da América Latina. João Paulo apresentará o tema "Hackeando o Interior: Como a Inovação Emerge em Lugares Invisíveis" durante o evento que acontece de 31 de julho a 3 de agosto, em Santa Rita do Sapucaí (MG).
A seleção coloca Alagoas no mapa nacional da inovação ao lado de grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. O Hacktown, que em 2024 reuniu mais de 30 mil participantes e movimentou R$ 30 milhões na economia regional, é reconhecido por transformar toda a cidade mineira em um laboratório vivo de inovação, com mais de 1.000 atividades simultâneas em 110 espaços diferentes.
A proposta é mostrar os resultados alcançados pelo Liinc atuando com empreendedorismo e inovação, sobretudo nas cidades do interior de Alagoas. “Acredito que os sucessos - e os erros - precisam ser compartilhados com outros agentes que atuam em outros ‘lugares invisíveis’ Brasil afora", destaca João Paulo Ferreira, que também é cientista da computação formado pela UFAL e especialista em UX Research.
Desde 2023, o Liinc, junto com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas (Secti/AL) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), fazem o Circuito Alagoano de Inovação (CADI) e este trabalho já realizou 20 maratonas ou desafios de inovação, conectou mais de 120 mentores voluntários de 12 estados brasileiros e três países e impactou quase 2 mil pessoas. O reconhecimento nacional já vinha crescendo, com o laboratório sendo semifinalista do Prêmio LED da TV Globo, finalista do Prêmio INPI de Tecnologia, destacando-se como referência em inovação social no Nordeste.
A palestra acontecerá no dia 02/08, às 17h30, no Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), dentro da trilha de Cidades e Comunidades Inovadoras. João Paulo abordará como a metodologia alagoana pode ser replicada em outras regiões do Brasil que enfrentam desafios socioeconômicos similares.
“Acreditamos que a inovação é um instrumento fundamental para a transformação social. Essa é uma oportunidade de mostrar para o Brasil que a inovação pública não acontece apenas nos grandes centros urbanos. Em Alagoas, estamos criando soluções com os jovens, com as comunidades e com o poder público local. Nosso trabalho é um convite à transformação a partir dos territórios invisíveis”, finaliza João Paulo.
Últimas notícias

Corregedoria da Polícia Civil aponta arma de delegada em homicídio de Gari

Operação Dunas, da PF, investiga ameaças contra servidores do ICMBio em Alagoas

Avião B-2, modelo usado em ataque no Irã, passa perto de Putin e Trump durante encontro

Como levar comida saudável à mesa do alagoano? Tema é discutido em evento no Agreste

Dona de clínica onde Cláudia Pollyane morreu é presa

Polícia Civil prende mulher grávida suspeita de homicídio em Penedo
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
