TJAL discute uso de tornozeleiras em casos de violência doméstica
Reunião tratou de ajustes em termo de cooperação que visa garantir mais celeridade e efetividade na fiscalização de medidas protetivas
O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) participou, nesta sexta-feira (25), de uma reunião com o Ministério Público de Alagoas para discutir ajuste em um termo de cooperação que visa aprimorar a fiscalização de medidas protetivas com uso de tornozeleiras eletrônicas em casos de violência doméstica.
O juiz Thiago Morais, auxiliar da Presidência do TJAL, representou o presidente do Tribunal, desembargador Fábio Bittencourt, no encontro. Também participou da reunião a juíza Veridiana Oliveira.
Conforme explicou o magistrado, a proposta envolve, além do TJAL e do Ministério Público, a Defensoria Pública, a Secretaria de Estado da Ressocialização (Seris) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP).
O objetivo principal é garantir que, uma vez deferida a medida cautelar de monitoramento eletrônico, ela seja implementada com mais agilidade e acompanhada de forma eficiente pelas autoridades competentes.
“O grande objetivo desse termo de cooperação que está sendo gestado é criar um fluxo que garanta a celeridade na implementação dessa medida cautelar de monitoramento eletrônico”, explicou o juiz Thiago Morais.
Durante a reunião, o TJAL apresentou sugestões e contribuições para a redação do termo, que ainda será debatido com as demais instituições envolvidas. Após essa etapa, o documento será finalizado para assinatura e posterior execução.
De acordo com o promotor Humberto Henrique Bulhões, chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, a iniciativa atende a uma diretriz nacional do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
“[A ideia é] promovermos ações coordenadas visando a implementação do fluxo estadual interinstitucional para a gestão e fiscalização do monitoramento eletrônico de autores de violência doméstica e familiar contra a mulher”, afirmou.
Ainda segundo o promotor, a interlocução com cada instituição tem ocorrido de forma individualizada para adequar o texto do termo às atribuições de cada órgão.
Últimas notícias
Entenda o expurgo promovido por Xi Jinping no comando da China
INSS fora do ar? Serviços digitais são suspensos temporariamente
Defesa de Tagliaferro contesta citação por edital feita por Moraes
Band Alagoas transmite ao vivo o Pinto da Madrugada e celebra 10 anos no Estado
Deputada Gabi Gonçalves celebra a força do empreendedorismo feminino alagoano
Cibele Moura reúne mães atípicas e presidente de instituto para discutir o Código de Defesa da Pessoa com Autismo
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
