MP lança campanha de incentivo à leitura e convida a sociedade a doar livros
Projeto é realizado em parceria com outras instituições
Incentivar o gosto pelos livros, despertar o interesse pelo conhecimento, aproximar as pessoas vulnerabilizadas de histórias e/ou estórias que possam ser elementos transformadores dentro de suas realidades. Assim surgiu o projeto “Doe um livro, mova uma vida”, para arrecadação de exemplares em várias temáticas. A autoria é do servidor e bibliotecário do Ministério Público de Alagoas, João Rodrigo Santos Ferreira, incentivado pela promotora de Justiça Coordenadora do Programa MP Comunitário, Alexandra Beurlen, em parceria, entre outras instituições, com a Defensoria Pública Estadual, representada pelo defensor Isaac Souto.
A promotora de Justiça Alexandra Beurlen falou sobre as expectativas.
“O MP/AL aderiu ao belíssimo projeto da DPE ‘Expresso leitura’, com isso, o Núcleo do MP Comunitário, no Vergel do Lago, será palco de encontros inesquecíveis entre a comunidade e o mundo dos livros. Através deles, vamos fortalecer a cidadania e os direitos humanos, fortalecendo sonhos e projetos pessoas em situacão de vulnerabilidsde”, destaca.
O bibliotecário João Rodrigues explica sobre a motivação, mas ressalta que a proposta vai além de distribuir livros.
“Quando a gente fala em doar livros, pode até parecer algo pequeno, mas essa é uma forma de levar histórias, ideias, descobertas e, principalmente, de mostrar que existem outras formas de viver, de pensar e de sonhar para quem, muitas vezes, nunca teve a chance de abrir um livro.A leitura tem o poder de abrir caminhos e transformar vidas. Por isso, esse projeto é tão importante, pois não se trata apenas de distribuir livros, mas de promover pertencimento, inclusão e dignidade”, afirma.
Campanha
No primeiro momento de aproximação da comunidade com a leitura, a ideia é ofertar conteúdos de linguagem mais simples que possam promover motivação e estimulem crianças, adolescentes, adultos e pessoas idosas a adotarem os livros como elemento de crescimento em suas vidas. Por essa razão, entre os exemplos recomendados estão obras de Literatura com protagonismo negro, feminino e periférico, biografias, histórias de vida e superação, textos com linguagem poética, a exemplo de cordel, materiais infantojuvenis inclusivos, materiais que falem de cidadania, convivência e valores sociais e didáticos.
“O direcionamento nos títulos para doação teve o intento de ajustar os conteúdos à educação para os direitos e a compreensão dos contextos históricos e culturais que levaram à situação de vulnerabilidade, além de fornecer instrumentos para transformação da realidade”, conclui a promotora Alexandra Beurlen.
Como parceiros, o projeto terá a Defensoria Pública de Alagoas, a Secretaria de Educação do Estado, o Movimento Nacional da População de Rua em Alagoas (MNPR/AL), o Colaboratório Nacional da População em Situação de Rua – COLAB POP RUA-Polo Maceió- AL. A coordenação ficará com o Ministério Público de Alagoas.
Onde doar
Quem quiser contribuir com a campanha pode fazer a doação no prédio-sede do MPAL, no bairro do Poço; na Sede das Promotorias de Justiça, no Barro Duro; no Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (CAOP), em frente ao Tribunal de Contas, na Fernandes Lima; no MP Comunitário, na Rua Marquês do Pombal, no Vergel do Lago, e na Defensoria Pública Estadual, na Avenida Fernandes Lima e, também, na subsede: av. Comendador Leão, 555, poço.
Últimas notícias
Ação de fiscalização em Arapiraca visa ampliar oferta de água na região
Carnaval da inclusão anima Bloquinho do Lar São José em Penedo
São Sebastião realiza city tour para apresentar potenciais turísticos para agentes e empresários do setor
Vigilância Sanitária interdita pastelaria no Vergel e apreende 300 kg de produtos impróprios para consumo
Atleta se diz “profundamente arrependido” após revelar traição ao vivo
Jon Vlogs quebra o silêncio sobre rumores de affair com Ana Castela
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
