Número de latrocínios recua 72,2% em Alagoas e tem a maior retração do Nordeste
Queda apresentada no estado também é a segunda maior do Brasil, segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública

Alagoas apresentou a maior redução do Nordeste e a segunda maior do Brasil no número de latrocínios (roubo seguido de morte) em 2024, na comparação com o ano anterior. Os dados são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
De acordo com o levantamento, no ano passado foram registrados seis crimes dessa natureza, ante 18 contabilizados em 2023 – uma queda de 72,2%. A retração no estado fica atrás apenas do Acre, que apresentou um recuo de 75,1%.
Na contramão de Alagoas, 12 estados brasileiros registraram aumento no número de latrocínios, com destaque para o Mato Grosso do Sul, cujo crescimento atingiu 237,2% – consequência da escalada de seis para 22 crimes na passagem de 2023 para 2024.
No Nordeste, o destaque negativo ficou com o Ceará, que apresentou crescimento de 70,1% – saindo de 24 em 2023, para 41 no ano passado. Além dele, outros três estados registraram aumento no número de crimes de latrocínio: Sergipe (16,2%), Maranhão (14,7%) e Bahia (5,6%).
Além de Alagoas, também apresentaram queda nos crimes de latrocínio os estados da Paraíba (-33,7%), Rio Grande do Norte (-28,3%), Piauí (-9,8%) e Pernambuco (-9,6%).
%20(1)%20(1).jpeg)
Ação contínua das forças de segurança do estado contribuem para a redução dos índices de violência em Alagoas (Foto: Ascom Polícia Civil)
Latrocínio
Caracterizado como o roubo seguido de morte, o latrocínio está previsto no artigo 157 do Código Penal Brasileiro. Trata-se de um crime complexo, que combina o roubo (subtração de bem mediante violência ou grave ameaça) com o resultado morte da vítima.
A pena prevista é de reclusão de 20 a 30 anos e multa, sendo uma das mais severas do ordenamento jurídico brasileiro. O crime é considerado hediondo, conforme a Lei 8.072/90.
O anuário
O Anuário Brasileiro de Segurança Pública se baseia em informações fornecidas pelas secretarias de segurança pública estaduais, pelas polícias civis, militares e federal, entre outras fontes oficiais da Segurança Pública.
A publicação é uma ferramenta importante para a promoção da transparência e da prestação de contas na área, contribuindo para a melhoria da qualidade dos dados. Além disso, produz conhecimento, incentiva a avaliação de políticas públicas e promove o debate de novos temas na agenda do setor.
Últimas notícias

Israel mantém ofensiva em Gaza, mesmo após apelo de Trump

Cientistas descobrem nova espécie de mamífero após anos de estudo no Peru

Drones russos atacam estação de trem na Ucrânia e deixam 30 feridos
![[Vídeo] Acidente na Chã de Bebedouro deixa condutor ferido em Maceió](https://img.7segundos.com.br/jcRIOyuRra5T-BUyvkcDlWw4t5M=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-10-04-at-105234.jpeg)
[Vídeo] Acidente na Chã de Bebedouro deixa condutor ferido em Maceió

Metanol: governo compra novo antídoto do Japão para tratar intoxicação

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo em Santana do Ipanema
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
