Saúde

Programa da gestão JHC, Olhar da Gente vira referência nacional de cirurgias de catarata

Maceió sai na contramão das cidades e assegura tratamento e cirurgia que evita cegueira

Por 7Segundos com Secom/Maceió 02/08/2025 11h11
Programa da gestão JHC, Olhar da Gente vira referência nacional de cirurgias de catarata
Em Maceió, a triagem dos pacientes é realizada na clínica itinerante do Programa Saúde da Gente - Foto: Itawi Albuquerque

O Olhar da Gente, programa lançado em maio deste ano pelo prefeito de Maceió, JHC, já realizou mais de 270 cirurgias na capital alagoana, oferecendo tratamento e transformando a vida de pacientes que aguardavam para realizar o procedimento para curar a catarata, maior causa de cegueira reversível do País.

Uma das pessoas atendidas pelo programa é Maria de Fátima Lima, de 68 anos. Ela conta que aguardou quatro anos pela cirurgia e já estava com a visão bastante comprometida.

“Eu estava desesperada porque já não estava enxergando quase nada, meu olho esquerdo, principalmente, estava bem comprometido. Fiquei aguardando quatro anos, cheguei a fazer consultas e exames com médicos particulares, tentei de tudo e não conseguia vaga para a cirurgia. Quando surgiu esse programa, eu fiz os exames e tudo que precisava pelo programa. Depois ligaram para marcar minha cirurgia e foi uma alegria só”, conta.

“Eu fico até emocionada porque achava que ia perder minha visão. Mas depois da cirurgia, comecei a enxergar bem de novo e fiquei maravilhada. Uma alegria tomou conta de mim, agora leio tudo sozinha, leio a bíblia, as coisas aqui no celular, sem precisar de ajuda. Só gratidão à Prefeitura por esse programa. Mudou minha vida”, completa Maria de Fátima.

Dona Maria de Fátima foi uma das beneficiadas pelo programa Olhar da Gente. Foto: Itawi Albuquerque

Com o Olhar da Gente, Maceió caminha na contramão da tendência nacional. Segundo dados do Censo Oftalmológico, realizado pelo Conselho Brasileiro de Ofatlmologia (CBO), sete em cada dez cidades brasileiras não têm oftalmologista disponível, o que é um fator determinante para o número alarmante de casos evitáveis de deficiência visual no País.

O último Censo Demográfico do IBGE revelou que, no Brasil, aproximadamente 7,9 milhões de pessoas têm a visão prejudicada, sendo que a maioria dos casos poderiam ser evitados ou podem ser tratados. Especialistas apontam que a desigualdade socioeconômica do país impede que o tratamento chegue à população.

Agora o programa está na sua segunda fase e a expectativa é que sejam efetivadas 10 mil cirurgias de catarata entre julho deste ano e março de 2026, beneficiando pacientes da capital e de outros 20 municípios, a exemplo de Anadia, Boca da Mata, Coruripe e Ibateguara, dentre outros.

O Olhar da Gente promove atendimento humanizado desde a triagem até o pós-operatório, com entrega de óculos escuros, medicação oftalmológica e alimentação após o jejum cirúrgico.

Triagem


Os exames e agendamentos serão realizados em triagens organizadas em cada município e o paciente será direcionado para o Hospital da Cidade, onde realizará a cirurgia, aos sábados e domingos. A primeira triagem da segunda fase do programa acontece na segunda-feira (04) em Teotônio Vilela. A expectativa é que sejam feitas uma média de 300 cirurgias por fim de semana.

Em Maceió, isso é feito diretamente nas clínicas itinerantes do Saúde da Gente, que percorrem os bairros com permanência média de 15 dias em cada localidade. Moradores também podem se cadastrar no PAM Salgadinho e sair com a cirurgia agendada.