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Azul vai deixar de atender 13 cidades no Brasil e cortará 53 rotas

Municípios que serão afetados não foram informados pela companhia aérea, que enfrenta um processo de recuperação judicial nos EUA

Por Terra 12/08/2025 12h12 - Atualizado em 12/08/2025 12h12
Azul vai deixar de atender 13 cidades no Brasil e cortará 53 rotas
Azul vai deixar de atender 13 cidades no Brasil e cortará 53 rotas - Foto: Fabio Motta/Estadão / Estadão

A Azul Linhas Aéreas anunciou o fim das operações em 13 cidades do Brasil e o corte de 53 rotas de menor rentabilidade, com desempenho 17% inferior à média da companhia aérea. As mudanças fazem parte de uma reestruturação da empresa, que está em processo de recuperação judicial nos Estados Unidos, sob o chamado Chapter 11.

As alterações foram divulgadas em uma apresentação institucional no início deste mês. O foco da Azul passará a ser os hubs - aeroportos que funcionam como pontos centrais para as operações.

O documento não detalha quais cidades ou rotas serão afetadas. Procurada, a Azul não respondeu às tentativas de contato da reportagem até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto.

A empresa fará cortes em mercados considerados não estratégicos ou fora de hubs na malha internacional. A expectativa é de que as mudanças ajudem a reduzir operações irregulares e custos jurídicos.

Na apresentação, a companhia justificou que a redução de capacidade permitirá concentrar esforços em rotas com maior rentabilidade, oferecendo mais oportunidades de precificação em dias de pico e reduzindo a dependência de promoções, com foco na demanda de última hora.

A Azul iniciou a recuperação judicial nos EUA em maio de 2025 e espera concluir o processo entre dezembro deste ano e fevereiro de 2026. A meta é eliminar mais de US$ 2 bilhões em dívidas existentes, levantar US$ 1,6 bilhão em financiamento e atraia até US$950 milhões em investimentos de capital na saída do Chapter 11.

“A Azul está divulgando essas informações exclusivamente para cumprir obrigações contratuais sob acordos de confidencialidade no âmbito do processo de Chapter 11″, diz o documento.

As outras duas maiores companhias aéreas do Brasil, Latam e Gol, também já recorreram ao Chapter 11, assim como empresas estrangeiras, entre elas a Delta e a American Airlines.