Esquema envolvendo dono da Ultrafarma rendeu R$ 1 bi em propina, diz MP
Sidney Oliveira, dono da Ultrafarma, Mario Otávio Gomes, diretor da Fast Shop, e auditor fiscal da Secretaria da Fazenda foram presos na manhã desta terça-feira (12)
O empresário Sidney Oliveira, dono da Ultrafarma, Mario Otávio Gomes, diretor da Fast Shop, e um auditor fiscal da Secretaria da Fazenda de São Paulo foram presos na manhã desta terça-feira (12) durante a Operação Ícaro, do MPSP (Ministério Público de São Paulo), que investiga um sofisticado esquema de corrupção que, segundo as apurações, teria rendido mais de R$ 1 bilhão em propina ao fiscal.
A operação foi deflagrada pelo GEDEC (Grupo de Atuação Especial de Repressão aos Delitos Econômicos) e visa desarticular um grupo criminoso responsável por favorecer empresas do setor varejista.
Segundo o MP, o fiscal estadual manipulava processos administrativos para facilitar a quitação de créditos tributários. Em contrapartida, recebia pagamentos mensais por meio de uma empresa registrada em nome de sua mãe. Na casa do auditor, foi encontrada uma alta quantia de dinheiro.
Ao todo, foram cumpridos três mandados de prisão temporária: contra o fiscal de tributos, apontado como o principal operador do esquema, e contra os dois empresários, Sidney Oliveira e Mario Otávio Gomes.
Os agentes também cumprem mandados de busca e apreensão em endereços residenciais e nas sedes das empresas investigadas.
Crimes investigados e desdobramentos
Os envolvidos na Operação Ícaro poderão responder pelos crimes de corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
As apurações buscam detalhar o funcionamento do esquema e identificar outros possíveis beneficiários e participantes. As diligências seguem em andamento.
Em nota, a Fast Shop disse que ainda não teve acesso ao conteúdo da investigação e está colaborando com o fornecimento de informações às autoridades competentes.
A CNN entrou em contato com a Ultrafarma e com as defesa de Sidney Oliveira, Mario Otávio Gomes e Artur Gomes da Silva Neto, mas ainda não houve retorno. O espaço segue aberto.
Veja também
Últimas notícias
Entenda o expurgo promovido por Xi Jinping no comando da China
INSS fora do ar? Serviços digitais são suspensos temporariamente
Defesa de Tagliaferro contesta citação por edital feita por Moraes
Band Alagoas transmite ao vivo o Pinto da Madrugada e celebra 10 anos no Estado
Deputada Gabi Gonçalves celebra a força do empreendedorismo feminino alagoano
Cibele Moura reúne mães atípicas e presidente de instituto para discutir o Código de Defesa da Pessoa com Autismo
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
