Criança de 2 anos morre por meningite em Maceió; Alagoas registra 8ª morte pela doença em 2025
As meningites bacterianas são mais comuns durante o outono e o inverno, enquanto as virais costumam ocorrer na primavera e no verão

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) confirmou, nesta terça-feira (12), a morte de uma menina de 2 anos vítima de meningite, em Maceió. O caso marca o 8º óbito causado pela doença em Alagoas neste ano.
De acordo com a Sesau, a criança, identificada pelas iniciais A.V.Q., chegou sem vida à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Jaraguá no último sábado (9). Exames realizados após a morte confirmaram a infecção pela bactéria pneumococo, uma das responsáveis pela meningite bacteriana. O resultado foi liberado no domingo (10).
Até o momento, o estado já contabiliza 12 casos e quatro mortes provocadas pela bactéria meningococo. Outros sete casos e quatro óbitos foram causados pelo pneumococo.
A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e o sistema nervoso central — e pode ser provocada por vírus, bactérias, fungos ou parasitas. Segundo o Ministério da Saúde, as formas virais e bacterianas são as mais frequentes e preocupantes do ponto de vista de saúde pública, devido ao potencial de provocar surtos.
As meningites bacterianas são mais comuns durante o outono e o inverno, enquanto as virais costumam ocorrer na primavera e no verão. Dados do ministério também indicam que a doença acomete com mais frequência o sexo masculino.
Vacinação é a principal forma de prevenção
A Sesau reforçou a importância da vacinação como medida preventiva. Pais e responsáveis devem manter o Cartão de Vacinação das crianças atualizado para reduzir os riscos da doença.
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece vacinas eficazes contra os principais agentes causadores da meningite. Estão disponíveis no calendário de vacinação do Programa Nacional de Imunizações (PNI):
Vacina meningocócica conjugada: protege contra o sorogrupo C do meningococo.
Vacina pneumocócica 10-valente conjugada: previne infecções causadas pelo Streptococcus pneumoniae, incluindo meningite.
Vacina pentavalente: protege contra o Haemophilus influenzae tipo B (meningite), além de difteria, tétano, coqueluche e hepatite B.
A Sesau orienta que, ao surgirem sintomas como febre alta, dor de cabeça intensa, rigidez na nuca, vômitos ou sonolência, a população busque atendimento médico imediato.
*Estagiário sob supervisão
Últimas notícias

Educação inicia entrega de kits do programa Foca o Enem

Corpo encontrado decapitado em Coqueiro Seco pode ser jovem desaparecida no Vergel

Cibele Moura solicita campanhas educativas para reduzir mortes maternas em Alagoas

Mulher é ameaçada com faca e agredida pelo companheiro em Palmeira dos Índios
Homem é denunciado por violência doméstica em Arapiraca e desacata policiais

Carro fica pendurado em ribanceira após invadir canteiro e bater em árvore no Farol
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável

Colégio Santa Cecília esclarece denúncia sobre telhado caindo na unidade em Arapiraca
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg)
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
