MPAL apoia campanha de combate à importunação sexual contra a mulher no transporte coletivo urbano
A campanha visa conscientizar a população sobre a gravidade do crime de importunação sexual e, principalmente, incentivar as vítimas e testemunhas a denunciar
O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) participou, nesta segunda-feira (18), do lançamento da sétima edição da campanha “O silêncio nunca foi a nossa parada”, voltada para o combate ao assédio e à importunação sexual contra a mulher dentro dos ônibus de transporte coletivo da capital, uma iniciativa do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Maceió (Sinturb).
A medida visa chamar atenção para esse tipo de crime, estimular as vítimas a pedirem ajuda, apontando os caminhos e canais seguros, e capacitar os motoristas dos veículos a oferecerem o apoio necessário no momento em que a passageira quiser ser acolhida ou registrar a denúncia.
O MPAL foi representado na ocasião pelo diretor-geral do órgão, Carlos Eduardo Ávila. “Essa campanha é muito importante para a sociedade e, por isso, conta com total apoio do Ministério Público de Alagoas, que possui várias outras frentes em defesa das mulheres e acredita que essa é mais uma iniciativa que vem para somar esforços”, reforçou o diretor-geral.
Segundo o gerente comercial do Sinturb, Ramon Moura, a campanha conta com a participação das três empresas que operam o transporte coletivo em Maceió e pode sensibilizar diretamente cerca de 260 mil passageiros por dia. “Nosso objetivo é tornar o transporte público de Maceió cada vez mais seguro. Para isso, nossos motoristas são capacitados até para levar a vítima a uma delegacia mais próxima e, para isso, podem desviar a rota normal daquele veículo para atender à necessidade da mulher de fazer a denúncia logo após o crime”, enfatizou.
Também apoiam a iniciativa do Sinturb a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros de Alagoas e Sergipe (Fetralse), a Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), o DMTT, o Sest/Senat Alagoas e o Portal Eufêmea.
A campanha visa conscientizar a população sobre a gravidade do crime de importunação sexual e, principalmente, incentivar as vítimas e testemunhas a denunciar. O objetivo é fortalecer a cultura da denúncia para que tais crimes não voltem a ocorrer.
Para combater efetivamente este problema, a campanha utiliza diversos canais de denúncia, incluindo o Ligue 180 (Central de Atendimento à Mulher) e o botão de pânico do CittaMobi. As denúncias feitas via CittaMobi são encaminhadas para o DMTT e a Segurança Pública, enquanto o Ligue 180 oferece orientação e encaminhamento para órgãos competentes, funcionando 24 horas por dia.
Centros especializados e Delegacias da Mulher também são canais de apoio. Adicionalmente, a campanha promove a Lei da Parada Segura (Lei Municipal 6.695/2017), que permite que mulheres solicitem desembarques fora dos pontos após as 20h em trajetos que não desviem da rota original, representando um artifício adicional para protegê-las.
Últimas notícias
Kim Kardashian diz que homem não pisou na Lua: 'Acho que é mentira'
Criminosos recebem dinheiro pela série 'Tremembé'?
Vaquejada em Maragogi promete recorde de público na Costa dos Corais
Festividades de 101 anos movimentam economia local e lotam hotéis de Arapiraca
Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 7 milhões
Maceió retoma a vacinação contra a Influenza para todos os grupos prioritários
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
