Política

CPMI do INSS deve ser palco para embate entre Renan Calheiros e Alfredo Gaspar

Ambos fazem parte da comissão que vai investigar os descontos irregulares na folha de aposentados e pensionistas

Por Felipe Ferreira 20/08/2025 12h12
CPMI do INSS deve ser palco para embate entre Renan Calheiros e Alfredo Gaspar
Renan Calheiros e Alfredo Gaspar - Foto: Montagem 7Segundos

O senador Renan Calheiros (MDB) e o deputado federal Alfredo Gaspar (União Brasil) devem se enfrentar durante os trabalhos da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que vai apurar os descontos irregulares na folha de pagamento de aposentados do INSS.

A comissão será instalada nesta quarta-feira (20) e conta com 30 membros titulares (15 senadores e 15 deputados federais) e 30 suplentes. Alagoas terá apenas estes dois representantes.

Renan foi escolhido por ser um dos principais aliados e defensores do presidente Lula, enquanto Gaspar, deve buscar a responsabilização do governo federal nos descontos.

O posicionamento divergente dos ex-aliados pode esbarrar, ainda, em questões locais: Gaspar faz oposição ferrenha ao governo de Paulo Dantas e estuda a possibilidade de disputar o Senado Federal. Renan, vale ressaltar, já confirmou que vai disputar a reeleição ao cargo.

Os próximos meses devem ser de troca de farpas não só nas redes sociais, mas durante as reuniões no Congresso Nacional.