Projeto de Lei cria a Carteira Nacional para professores no Brasil
Matéria foi votada na Câmara dos Deputados ontem, 19, após requerimento de urgência protocolado por Rafael Brito
O deputado federal por Alagoas, Rafael Brito (MDB), declarou apoio à criação da Carteira Nacional do Docente, prevista no Projeto de Lei nº 41/2025, de autoria do senador e ministro da Educação, Camilo Santana. A proposta foi aprovada na Câmara dos Deputados de forma célere, após o pedido de urgência protocolado pelo parlamentar alagoano. Agora, o PL vai para a sanção do presidente Lula.
Para Rafael Brito, que preside a Frente Parlamentar Mista da Educação no Congresso Nacional, a iniciativa representa um passo fundamental na valorização da categoria. “Os professores são protagonistas da transformação social e precisam de políticas que reconheçam sua importância. A Carteira Nacional do Docente é uma medida concreta para assegurar benefícios e fortalecer a identidade dos educadores brasileiros”, afirmou o deputado alagoano.
A Carteira Nacional do Docente pretende padronizar a identificação dos profissionais da educação em todo o país, assegurando direitos e benefícios como entrada gratuita ou com desconto em atrações culturais e prioridade em serviços de saúde, a exemplo da vacinação. De acordo com a proposta, caberá aos estados, Distrito Federal e municípios repassar à União os dados necessários para a atualização constante da base nacional de informações sobre os profissionais da educação.
Valorização profissional
Como relator do Projeto de Lei Complementar que cria o Sistema Nacional da Educação, conhecido como o ‘SUS da Educação’, Rafael Brito, destacou que a implementação de um sistema nacional tem entre os eixos principais a valorização docente, com capacitação continuada, melhores condições de trabalho e remuneração.
“Em todas as experiências bem sucedidas de educação no mundo, a valorização profissional é um pilar importante para obtenção de bons resultados. Com base nesses dados tenho trabalhado nessa na elaboração do SUS da Educação e com o projetos de lei, como o da criação do piso nacional para os professores temporários”, enfatizou o presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação.
Últimas notícias
Fim da escala 6x1 é aprovado: entenda o que muda e os próximos passos
Jovem é preso por furtar cobre para vender e comprar drogas em Arapiraca
Abono Salarial: pagamento de lote complementar começa nesta quinta (15)
Homem é morto a tiros em via pública no bairro Rio Novo, em Maceió
Polícia indicia duas pessoas após morte em clínica clandestina de aborto em Arapiraca
Oplit recupera motocicleta após rastreamento em condomínio de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
