Hospital da Criança de Alagoas orienta pais sobre como agir em caso de parada cardiorrespiratória
A parada é uma interrupção súbita e inesperada da função cardíaca e respiratória, podendo levar à morte
A parada cardiorrespiratória (PCR) em pediatria é menos comum do que em adultos, mas pode acontecer a partir de alguma situação grave, como afogamento, trauma, problema respiratório ou cardiopatia. O alerta é feito pela enfermeira Renata Almeida, que atua no Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Hospital da Criança de Alagoas (HCA), em Maceió.
A parada é uma interrupção súbita e inesperada da função cardíaca e respiratória, podendo levar à morte. Essa situação é uma emergência grave que exige intervenção imediata para aumentar as chances de sobrevivência.
De acordo com a profissional, os pais devem ficar atentos aos sinais.
“A criança pode ficar irresponsiva, sem reação e não dá respostas aos estímulos. Outros sintomas importantes são a ausência ou anormalidade na respiração e a perda da consciência”, salienta a enfermeira.
A manobra de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) é diferente para bebês e para crianças. É um procedimento que tem o objetivo de restaurar a função respiratória e circulatória, consistindo em uma série de compressões torácicas até a chegada de atendimento médico especializado.

Enfermeira Renata Almeida explica como fazer a manobra de ressuscitação cardiopulmonar em crianças e bebês. Foto: Nataly Lopes/Sesau
Como fazer a manobra?
“No bebê, é preciso checar a responsividade na região do pé, bem como verificar o pulso no braço e a respiração com a expansão torácica. Se o pequeno não responde, é o momento para iniciar as manobras. É necessário posicionar os dois dedos no meio abaixo da linha do mamilo, fazendo as compressões de 100 a 120 por minuto em um ritmo constante”, acrescenta Renata Almeida.
Já para crianças a partir de 1 ano, é preciso checar a responsividade pelo ombro e chamar pelo nome. Se a criança não responder, avalie de forma simultânea a respiração e pulso central no pescoço ou na coxa. É necessário posicionar a palma da mão abaixo da linha do mamilo e deixar o braço esticado, iniciando 100 a 120 compressões por minuto, evitando as interrupções.
Lembrando que, ao mesmo tempo em que estiver realizando a manobra, é importante entrar em contato com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), pelo número 192, visando receber orientações e assistência médica. Para mais informações, é só acessar o link https://bit.ly/3JgDUsy para ter acesso ao Guia Prático de Primeiros Socorros do Hospital da Criança de Alagoas.
Últimas notícias
Bolsonaro recorre e pede que STF reconheça que ele 'desistiu' do golpe
Febraban endurece regras contra contas laranja e bets irregulares
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro octogenário no cargo
Donos de clínica de reabilitação viram réus por morte e abusos contra esteticista
Sine Maceió oferece 200 vagas Call Center para trabalho home office
Confira os campeões do 32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
