CBMAL e Ufal iniciam curso de atendimento pré-hospitalar para cães e gatos
Capacitação é destinada a profissionais da área de salvamento e agentes da Segurança Pública

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), deu início, na manhã desta quinta-feira (28), ao Curso Teórico e Prático de Primeiros Socorros de Cães e Gatos. A capacitação ocorre no Quartel do Comando-Geral (QCG), no bairro Trapiche da Barra, em Maceió, e vai até o dia 4 de setembro.
O curso é promovido de forma voluntária por docentes do curso de Medicina Veterinária da UFAL, com o objetivo de qualificar bombeiros militares, policiais militares e agentes da polícia penal para intervenções emergenciais com cães e gatos, otimizando sua sobrevivência até o atendimento veterinário completo nos mais variados tipos de acidentes que possam ocorrer durante as ocorrências.
Ministrado pela professora Dra. Márcia Kikuyo Notomi, médica veterinária, a formação conta com atividades teóricas e práticas voltadas ao atendimento emergencial de cães empregados no serviço de cinotecnia. Ao todo, 25 profissionais da segurança pública participam da capacitação.
No primeiro dia de formação, iniciada nesta quinta-feira (28), os alunos puderam aprender sobre noções de abordagem, análise de comportamento e recuperação animal, entre outros assuntos de extrema importância para a execução operacional e resgate animal.
Resgates
Cursos como esses são fundamentais para o aprimoramento e melhora no atendimento prestado à população. O CBMAL atende diariamente diversas ocorrências de resgate de animais, em especial cães e gatos, que são animais domésticos e com grande incidência de ocorrências.
“A parceria entre as duas instituições reforça o compromisso coletivo com a excelência no cuidado dos animais de salvamento, essenciais para ocorrências de desaparecimento de pessoas, soterramentos, deslizamentos e outras situações emergenciais”, destaca a corporação.
Veja também
Últimas notícias

Oficina de Lanche Criativo abre 2ª edição do Festival Penedo Sabor e Jazz

Prefeitura de Maragogi firma parceria com Ifal para levar salas tecnológicas às escolas públicas

Prefeitura de São Sebastião entrega quatro ambulâncias zero km à população

Mulher acusada matar duas pessoas com requintes de crueldade é presa em Maceió
PF prende dois suspeitos de compartilhar abuso sexual infantojuvenil em Maceió e Rio Largo

Operação busca em AL e outros estados suspeito de tentar matar ciclista em PE
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
