Segurança

CBMAL e Ufal iniciam curso de atendimento pré-hospitalar para cães e gatos

Capacitação é destinada a profissionais da área de salvamento e agentes da Segurança Pública

Por Agência Alagoas 28/08/2025 11h11
CBMAL e Ufal iniciam curso de atendimento pré-hospitalar para cães e gatos
No primeiro dia, alunos puderam aprender sobre noções de abordagem, análise de comportamento e recuperação animal - Foto: Assessoria

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), deu início, na manhã desta quinta-feira (28), ao Curso Teórico e Prático de Primeiros Socorros de Cães e Gatos. A capacitação ocorre no Quartel do Comando-Geral (QCG), no bairro Trapiche da Barra, em Maceió, e vai até o dia 4 de setembro.

O curso é promovido de forma voluntária por docentes do curso de Medicina Veterinária da UFAL, com o objetivo de qualificar bombeiros militares, policiais militares e agentes da polícia penal para intervenções emergenciais com cães e gatos, otimizando sua sobrevivência até o atendimento veterinário completo nos mais variados tipos de acidentes que possam ocorrer durante as ocorrências.

Ministrado pela professora Dra. Márcia Kikuyo Notomi, médica veterinária, a formação conta com atividades teóricas e práticas voltadas ao atendimento emergencial de cães empregados no serviço de cinotecnia. Ao todo, 25 profissionais da segurança pública participam da capacitação.

No primeiro dia de formação, iniciada nesta quinta-feira (28), os alunos puderam aprender sobre noções de abordagem, análise de comportamento e recuperação animal, entre outros assuntos de extrema importância para a execução operacional e resgate animal.

Resgates

Cursos como esses são fundamentais para o aprimoramento e melhora no atendimento prestado à população. O CBMAL atende diariamente diversas ocorrências de resgate de animais, em especial cães e gatos, que são animais domésticos e com grande incidência de ocorrências.

“A parceria entre as duas instituições reforça o compromisso coletivo com a excelência no cuidado dos animais de salvamento, essenciais para ocorrências de desaparecimento de pessoas, soterramentos, deslizamentos e outras situações emergenciais”, destaca a corporação.