Brasil

Morre Luis Fernando Verissimo, aos 88 anos, em Porto Alegre

Autor de clássicos como 'O Analista de Bagé' e 'Ed Mort', Verissimo deixa um legado de crítica social e humor afiado

Por 7segundos 30/08/2025 08h08
Morre Luis Fernando Verissimo, aos 88 anos, em Porto Alegre
Autor de clássicos como 'O Analista de Bagé' e 'Ed Mort', Verissimo deixa um legado de crítica social e humor afiado - Foto: Reprodução

O escritor Luis Fernando Verissimo faleceu neste sábado (30), aos 88 anos, no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Natural da cidade, Verissimo teve uma carreira literária brilhante, sendo uma das figuras mais marcantes da literatura brasileira contemporânea.

Verissimo nasceu em 26 de setembro de 1936 e viveu parte de sua infância e juventude nos Estados Unidos. De volta ao Brasil em 1956, iniciou sua trajetória como jornalista e logo se tornou escritor. Ao longo de sua vida, publicou mais de 60 livros, atravessando gerações com seu humor irreverente e crítica social afiada.

Entre suas obras mais marcantes, estão "As Cobras" (1975), onde criticou a ditadura militar e suas limitações, e "Ed Mort e Outras Histórias" (1979), que inspirou uma série de tirinhas, livros e até adaptações para a TV. O personagem Ed Mort, um detetive inspirado no clássico Philip Marlowe, conquistou fãs por sua visão cômica e às vezes desesperançada do mundo.

Outro destaque de sua carreira foi "O Analista de Bagé" (1981), personagem criado para o programa Viva o Gordo, de Jô Soares, que logo virou um sucesso literário, sendo também adaptado para quadrinhos, teatro e até uma estátua.

Com um estilo único, Verissimo teve seu humor sofisticado e sua ironia como marcas registradas. Seu legado permanece, e suas obras continuam sendo leitura obrigatória para os amantes da literatura brasileira.