Vereadora defende mães atípicas e relembra projetos de inclusão para crianças com TEA
Desafios da educação inclusiva
Durante sessão online da Câmara Municipal desta terça-feira (2), a vereadora Teca Nelma (PT) chamou atenção para os desafios enfrentados por mães atípicas em Maceió, que precisam lutar diariamente para garantir o direito à educação de seus filhos. O caso mais recente é o de Rafael, uma criança autista que ficou sem frequentar a escola desde o início do ano por falta de um profissional de apoio educacional (PAE).
Após a mãe da criança se manifestar nas redes sociais, Rafael teve acesso ao PAE e voltou às aulas nesta semana. Para Teca, a conquista é importante, mas escancara a falta de estrutura na rede municipal. “Até onde uma mãe precisa chegar para que o direito do seu filho seja respeitado? Parabenizo pela resolução da questão, mas uma mãe não deveria ter que ir às redes sociais para exigir o mínimo. Já estamos em setembro e só agora essa questão foi resolvida”, afirmou.
Em seu discurso, a parlamentar lembrou que a educação inclusiva é garantida por lei e que cabe ao município assegurar esse direito. Ela destacou ainda que seu mandato tem tratado o tema como prioridade. Entre as ações já realizadas estão a realização de audiência pública com mães atípicas, a apresentação de projeto de decreto para sustar a portaria que limitava o número de profissionais de apoio escolar e a cobrança pela contratação de auxiliares de sala.
Teca também citou leis aprovadas de sua autoria, como a instituição do Dia Municipal de Conscientização sobre o Autismo, a ampliação da validade do laudo médico pericial e a obrigatoriedade da triagem de TEA nas unidades de saúde. A vereadora lembrou ainda que tramita na Câmara o projeto que cria Salas de Acolhimento Sensorial nas escolas, garantindo espaços adequados ao bem-estar dos estudantes autistas.
“O lugar da criança é na escola, aprendendo, convivendo e se desenvolvendo. A educação inclusiva é garantida por lei. É dever do município. E quando falha, quem sofre são as crianças e as famílias que já enfrentam tantos desafios. A inclusão precisa deixar de ser apenas discurso e se tornar prática real no dia a dia, sem que seja necessário tanto esforço”, concluiu.
Últimas notícias
Gabinete Itinerante da deputada Gabi Gonçalves leva serviços gratuitos a Maribondo
Rafael Brito defende revisão urgente do cálculo do piso nacional dos professores
Presidente do Grupo Corona é encontrado morto após sequestro no interior do México
Trump diz que mulher morta por agente do ICE “causava desordem”
IMA orienta sobre suspensão temporária de serviços do Cadastro Ambiental Rural
Mãe e filho mortos por choque elétrico em pousada de Maragogi são sepultados em SP
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
