Vereadora defende mães atípicas e relembra projetos de inclusão para crianças com TEA
Desafios da educação inclusiva

Durante sessão online da Câmara Municipal desta terça-feira (2), a vereadora Teca Nelma (PT) chamou atenção para os desafios enfrentados por mães atípicas em Maceió, que precisam lutar diariamente para garantir o direito à educação de seus filhos. O caso mais recente é o de Rafael, uma criança autista que ficou sem frequentar a escola desde o início do ano por falta de um profissional de apoio educacional (PAE).
Após a mãe da criança se manifestar nas redes sociais, Rafael teve acesso ao PAE e voltou às aulas nesta semana. Para Teca, a conquista é importante, mas escancara a falta de estrutura na rede municipal. “Até onde uma mãe precisa chegar para que o direito do seu filho seja respeitado? Parabenizo pela resolução da questão, mas uma mãe não deveria ter que ir às redes sociais para exigir o mínimo. Já estamos em setembro e só agora essa questão foi resolvida”, afirmou.
Em seu discurso, a parlamentar lembrou que a educação inclusiva é garantida por lei e que cabe ao município assegurar esse direito. Ela destacou ainda que seu mandato tem tratado o tema como prioridade. Entre as ações já realizadas estão a realização de audiência pública com mães atípicas, a apresentação de projeto de decreto para sustar a portaria que limitava o número de profissionais de apoio escolar e a cobrança pela contratação de auxiliares de sala.
Teca também citou leis aprovadas de sua autoria, como a instituição do Dia Municipal de Conscientização sobre o Autismo, a ampliação da validade do laudo médico pericial e a obrigatoriedade da triagem de TEA nas unidades de saúde. A vereadora lembrou ainda que tramita na Câmara o projeto que cria Salas de Acolhimento Sensorial nas escolas, garantindo espaços adequados ao bem-estar dos estudantes autistas.
“O lugar da criança é na escola, aprendendo, convivendo e se desenvolvendo. A educação inclusiva é garantida por lei. É dever do município. E quando falha, quem sofre são as crianças e as famílias que já enfrentam tantos desafios. A inclusão precisa deixar de ser apenas discurso e se tornar prática real no dia a dia, sem que seja necessário tanto esforço”, concluiu.
Últimas notícias

Criminosos se passam por agentes da Vigilância Sanitária e aplicam golpes em academias de Maceió

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária

Senadora Dra. Eudócia preside audiência sobre financiamento de pesquisas e terapias inovadoras contra o câncer

Deputado Fabio Costa vota a favor de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
