Ronda no Bairro completa primeiro mês de atuação o Francês com resultados positivos
Ações sociais, culturais e de proximidade reforçam a presença do programa em um dos destinos turísticos mais procurados de Alagoas
Em apenas um mês de atuação na Praia do Francês, no município de Marechal Deodoro, o programa Ronda no Bairro já trouxe mudanças percebidas por moradores, comerciantes, ambulantes e turistas, que destacam a maior sensação de segurança em um dos principais destinos turísticos de Alagoas.
Desde o início das atividades no quinto território de cobertura, os agentes de proximidade atuaram em diferentes frentes: prevenção de pequenos delitos, apoio a comerciantes, orientação a visitantes e participação em ocorrências diversas. Em parceria com a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e o Samu, o Ronda também prestou apoio em acidentes de trânsito, contribuindo para a organização do tráfego, isolamento de áreas e acionamento do socorro especializado.

A atuação da equipe S]social tem reforçado o caráter humano e preventivo do programa, com a distribuição de material informativo, orientação a comerciantes, acolhimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social e encaminhamentos à rede de apoio de Marechal Deodoro e Maceió.
No campo cultural e de integração comunitária, o período foi marcado por edições do Ronda Cultural, com apresentações da banda de música, e pelo trabalho dos agentes bilíngues, que visitaram hotéis e pousadas, colocando-se à disposição para orientar e apoiar turistas que chegam para aproveitar a praia.

Moradores e trabalhadores da região já percebem os impactos positivos. A comerciante Quitéria Maria destaca que a presença constante das equipes aumentou a tranquilidade no local. “Antes, muitos turistas perguntavam se a praia era segura. Agora, esse questionamento quase não existe, porque eles sempre veem o pessoal do Ronda passando. Até mesmo à noite, me sinto mais tranquila para trabalhar sabendo que os agentes estão por perto”, relatou.
O garçom Marcos José também reforçou a importância da agilidade no atendimento. “Os agentes estão sempre próximos e prontos para nos apoiar. Quando chamados, chegam rapidamente”, afirmou.

Já o agente de proximidade Augusto Aleixo ressaltou a satisfação em contribuir com a comunidade. “É muito gratificante para mim poder estar ajudando as pessoas, quer seja tirando uma simples dúvida ou atuando em ocorrências. Me sinto muito feliz neste primeiro mês de trabalho”, destacou.
Para o secretário de Prevenção à Violência, Ricardo Dória, a chegada do Ronda ao Francês representa não apenas um reforço à sensação de segurança, mas também um passo estratégico do Governo de Alagoas para proteger um dos principais cartões-postais do estado. “A chegada do Ronda no Bairro à Praia do Francês é uma conquista importante. Estamos diante de um território turístico estratégico, que recebe diariamente visitantes do Brasil e do mundo. A presença dos nossos agentes reforça o cuidado com a população, o apoio aos comerciantes e a sensação de segurança para todos”, destacou.

Veja também
Últimas notícias
Prefeita de Palmeira dos Índios decreta ponto facultativo nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro
Prefeitura antecipa pagamento de aposentados e pensionistas do PalmeiraPrev
Saúde alerta para necessidade de hidratação e do uso de protetor solar
Mega da Virada chega a R$ 1 bi: as chances de ganhar, segundo a ciência, e tudo mais que você precisa saber
JHC anuncia início das obras do Novo Mercado da Produção em Maceió
STF concedeu prisão domiciliar humanitária a Heleno e mais 20 e negou para Bolsonaro e outros 16
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
