Ronda no Bairro completa primeiro mês de atuação o Francês com resultados positivos
Ações sociais, culturais e de proximidade reforçam a presença do programa em um dos destinos turísticos mais procurados de Alagoas
Em apenas um mês de atuação na Praia do Francês, no município de Marechal Deodoro, o programa Ronda no Bairro já trouxe mudanças percebidas por moradores, comerciantes, ambulantes e turistas, que destacam a maior sensação de segurança em um dos principais destinos turísticos de Alagoas.
Desde o início das atividades no quinto território de cobertura, os agentes de proximidade atuaram em diferentes frentes: prevenção de pequenos delitos, apoio a comerciantes, orientação a visitantes e participação em ocorrências diversas. Em parceria com a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e o Samu, o Ronda também prestou apoio em acidentes de trânsito, contribuindo para a organização do tráfego, isolamento de áreas e acionamento do socorro especializado.

A atuação da equipe S]social tem reforçado o caráter humano e preventivo do programa, com a distribuição de material informativo, orientação a comerciantes, acolhimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social e encaminhamentos à rede de apoio de Marechal Deodoro e Maceió.
No campo cultural e de integração comunitária, o período foi marcado por edições do Ronda Cultural, com apresentações da banda de música, e pelo trabalho dos agentes bilíngues, que visitaram hotéis e pousadas, colocando-se à disposição para orientar e apoiar turistas que chegam para aproveitar a praia.

Moradores e trabalhadores da região já percebem os impactos positivos. A comerciante Quitéria Maria destaca que a presença constante das equipes aumentou a tranquilidade no local. “Antes, muitos turistas perguntavam se a praia era segura. Agora, esse questionamento quase não existe, porque eles sempre veem o pessoal do Ronda passando. Até mesmo à noite, me sinto mais tranquila para trabalhar sabendo que os agentes estão por perto”, relatou.
O garçom Marcos José também reforçou a importância da agilidade no atendimento. “Os agentes estão sempre próximos e prontos para nos apoiar. Quando chamados, chegam rapidamente”, afirmou.

Já o agente de proximidade Augusto Aleixo ressaltou a satisfação em contribuir com a comunidade. “É muito gratificante para mim poder estar ajudando as pessoas, quer seja tirando uma simples dúvida ou atuando em ocorrências. Me sinto muito feliz neste primeiro mês de trabalho”, destacou.
Para o secretário de Prevenção à Violência, Ricardo Dória, a chegada do Ronda ao Francês representa não apenas um reforço à sensação de segurança, mas também um passo estratégico do Governo de Alagoas para proteger um dos principais cartões-postais do estado. “A chegada do Ronda no Bairro à Praia do Francês é uma conquista importante. Estamos diante de um território turístico estratégico, que recebe diariamente visitantes do Brasil e do mundo. A presença dos nossos agentes reforça o cuidado com a população, o apoio aos comerciantes e a sensação de segurança para todos”, destacou.

Veja também
Últimas notícias
Alfredo Gaspar surpreende e determina apreensão do celular de Igor Delecrode na CPMI do INSS
Comunicação de Junqueiro se destaca em Alagoas com equipe criativa e gestão moderna
Incêndio atinge pátio de veículos em Rio Largo e destrói mais de 100 motocicletas
Confusão entre mototaxistas causa tumulto no Centro de Rio Largo
Paulinho da Viola, gastronomia e muito mais: Vamos Subir a Serra chega a sua 9ª edição
Sinteal repudia ataque a tiros contra escola indígena em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
