Estabelecimento afasta funcionário após denúncia de racismo em Maceió
Estabelecimento se desculpa, promete apuração rigorosa e ações educativas
O Bombar, localizado no bairro do Prado, em Maceió, afastou o funcionário envolvido na abordagem a um casal de estudantes negros durante um evento na última segunda-feira (1º). A ação foi denunciada como racismo nas redes sociais pela estudante Júlia Neves, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Segundo o relato, ela e o namorado foram acusados injustamente de furto e coagidos a abrir a bolsa diante de outras pessoas. A abordagem envolveu seguranças e pessoas que se identificaram como policiais. Parte da situação foi registrada em vídeo.
Em nota divulgada nesta quarta-feira (4), o estabelecimento pediu desculpas públicas, confirmou o afastamento do colaborador e afirmou que está apurando o caso com rigor. O local também anunciou que adotará ações de capacitação e sensibilização com sua equipe.
Leia a nota na íntegra:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
O Bombar vem a público se manifestar sobre o episódio lamentável ocorrido recentemente no estabelecimento. Inicialmente, queremos expressar nosso mais profundo pedido de desculpas às pessoas diretamente envolvidas e a todos os nossos clientes, amigos e frequentadores. Sentimos muito por qualquer dor ou desconforto causado.
Informamos que o colaborador apontado no vídeo foi afastado imediatamente de suas funções, e estamos apurando com rigor todos os detalhes do ocorrido para que as medidas cabíveis sejam tomadas com a máxima responsabilidade.
Ressaltamos que, em mais de 11 anos de atuação, esse foi um fato totalmente isolado em nossa história e queremos deixar claro que não compactuamos, jamais compactuaremos, nem toleraremos qualquer tipo de discriminação ou atitude racista em nosso ambiente.
Nosso compromisso sempre foi e continuará sendo com o respeito, a inclusão e a promoção de um espaço seguro e acolhedor para todos que admiram e fazem parte da cena cultural local. Vamos investir em ações de sensibilização e capacitação de nossa equipe, para que episódios como este nunca mais se repitam.
Agradecemos a todos que confiam em nosso trabalho e permanecem ao nosso lado. Seguimos abertos ao diálogo e comprometidos com a construção de um ambiente verdadeiramente diverso e respeitoso.
O Bombar é um espaço que nasceu e se mantém na periferia da zona sul de nossa cidade com o propósito de ser um lugar de encontro, diversidade e inclusão. Nossa trajetória sempre foi construída em diálogo com diferentes grupos sociais, culturais e artísticos, sem jamais adotar práticas de repressão ou discriminação contra qualquer pessoa, seja por raça, gênero, orientação sexual ou pertencimento a minorias.
Reiteramos nosso compromisso de acolher e apoiar o casal envolvido neste episódio.
Seguiremos firmes em nosso propósito: ser um espaço de convivência, respeito e celebração da diversidade, sempre aberto para todos.
Maceió - AL, 04 de setembro de 2025.
Últimas notícias
Loja Maré de Rica lança operação secreta com ofertas inéditas nesta sexta; veja como participar
MPAL, MPF e DPU analisam sistema que trará transparência ao cadastro habitacional de Maceió
MPAL integra operações que resgatam 755 animais e prendem grande traficante nacional
Vereadora propõe criação de novos CAPS e reforça necessidade de expansão da rede de saúde mental em Maceió
Caio Bebeto incentiva jovens a participarem do Programa Prepara Jovem
TSE condena ex-secretário, ex-vereador e administrador de perfil por divulgação de pesquisa falsa em São Miguel dos Milagres
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
