STJ empossa Maria Marluce Caldas Bezerra como nova integrante da Corte
A cerimônia foi marcada por momentos solenes, incluindo a execução do Hino Nacional ao som do acordeon, interpretado pelos músicos Xambi e Dadá Nunes

Os novos ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Maria Marluce Caldas Bezerra e Carlos Augusto Pires Brandão, tomaram posse na noite desta quinta-feira (4), em cerimônia realizada na sede da Corte, em Brasília. Ambos foram indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e passam a integrar a 3ª Seção do tribunal, responsável pelo julgamento de matérias criminais.
A sessão solene foi conduzida pelo presidente do STJ, ministro Herman Benjamin, e contou com a presença de autoridades dos Três Poderes. Estiveram presentes o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), além do vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Edson Fachin.
Também participaram da cerimônia os ministros do STF Cristiano Zanin, Nunes Marques, Alexandre de Moraes, Luiz Fux e Cármen Lúcia.
Durante a solenidade, a procuradora Maria Marluce Caldas Bezerra foi conduzida ao plenário pelos ministros João Otávio de Noronha e Daniela Teixeira. Após prestar o compromisso regimental, foi oficialmente empossada para ocupar a vaga deixada pela ministra Laurita Vaz, aposentada em outubro de 2023.
"Prometo bem desempenhar os deveres do cargo e bem cumprir e fazer cumprir a Constituição e as leis do meu país", declarou a nova ministra ao assumir o compromisso solene.
Natural do Rio de Janeiro, Maria Marluce era procuradora de Justiça do Ministério Público de Alagoas (MPAL). Ela é tia do atual prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL-AL).
Na sequência, foi a vez do desembargador federal Carlos Augusto Pires Brandão prestar o compromisso de posse. Ele foi conduzido ao plenário pelos ministros Francisco Falcão e Afrânio Vilela. Brandão assume a vaga deixada pela ministra Suzete Magalhães.
Natural do Piauí, o novo ministro atuava no Tribunal Regional Federal (TRF) e teve sua nomeação oficializada por decreto presidencial em 20 de agosto de 2025, publicado no Diário Oficial da União no dia seguinte.
A cerimônia foi marcada por momentos solenes, incluindo a execução do Hino Nacional ao som do acordeon, interpretado pelos músicos Xambi e Dadá Nunes.
Ao final da solenidade, os novos ministros foram conduzidos aos assentos que ocuparão à direita e à esquerda da presidência do STJ, respectivamente.
Últimas notícias

PF investiga possível ligação de crime organizado com crise do metanol

Ronda do Bairro recupera moto roubada em área de mata no Benedito Bentes em Maceió

Maribondo inicia nova fase: pré-inscrições abertas para o Programa Geração Futuro

Motorista se apresenta à polícia após atropelar e matar casal de idosos em Taquarana

Maceió está entre as 22 capitais do país que tiveram redução na cesta básica em setembro

Vídeo mostra instante em que ciclista de 15 anos é atingida por carreta em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
