Deputado Fabio Costa critica Renan Calheiros e Renan Filho por posição contra anistia de presos do 8 de Janeiro
Parlamentar afirma que posição dos dois ignora injustiças e expõe contradições no tratamento de manifestantes e aliados do governo
O Deputado Federal Delegado Fabio Costa criticou as declarações de Renan Calheiros e do ministro dos Transportes, Renan Filho, que se manifestaram contra a anistia aos presos dos atos de 8 de Janeiro. Para os dois, não há motivo para perdão aos condenados. O parlamentar, no entanto, afirmou que essa posição ignora casos de injustiça e seletividade no tratamento dado pela Justiça.
Segundo Costa, muitos réus primários foram sentenciados a penas de até 17 anos, mesmo sem provas de depredação. Ele citou idosos, pessoas com problemas de saúde e mulheres que, em suas palavras, “a única arma que ostentavam era uma Bíblia”. Lembrou ainda do homem, conhecido como “Clezão”, que morreu na prisão.
Em contraponto, o deputado destacou o histórico de Renan Calheiros, dizendo já respondeu a inquéritos e processos por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa, sem ter cumprido pena. Também criticou Renan Filho, a quem chamou de aliado fiel de Lula, lembrando que o presidente voltou ao poder após ter condenações anuladas pelo Supremo Tribunal Federal.
Fabio Costa comparou ainda a reação do sistema de Justiça em 2017, quando militantes ligados à CUT, MST e outras centrais sindicais invadiram prédios públicos e incendiaram ministérios em Brasília. “Naquela época, não se falou em terrorismo, nem se pediu 17 anos de cadeia para nenhum deles”, disse.
Para o parlamentar, há uma clara diferença de tratamento. “Para os Calheiros, quem protesta contra o atual regime merece apodrecer na cadeia. Mas quem é amigo do sistema, mesmo com ficha suja, continua mandando no país”, afirmou Fabio Costa.
Últimas notícias
Proprietário de bar é preso por exploração sexual de adolescente, em Maceió
Homem é morto dentro de casa na zona rural de Taquarana
Com cinco dias de programação gratuita, Prefeitura de Arapiraca e Sesc promovem 1º Festival da Consciência Negra
Prefeitura de Arapiraca firma convênios com associações e anuncia R$ 1,5 milhão para o PAA
PF utiliza drones de alta tecnologia na segurança da COP30 em Belém
Bombeiro sofre mal súbito e morre durante curso de mergulho em Pernambuco
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
