Deputado Fabio Costa critica Renan Calheiros e Renan Filho por posição contra anistia de presos do 8 de Janeiro
Parlamentar afirma que posição dos dois ignora injustiças e expõe contradições no tratamento de manifestantes e aliados do governo
O Deputado Federal Delegado Fabio Costa criticou as declarações de Renan Calheiros e do ministro dos Transportes, Renan Filho, que se manifestaram contra a anistia aos presos dos atos de 8 de Janeiro. Para os dois, não há motivo para perdão aos condenados. O parlamentar, no entanto, afirmou que essa posição ignora casos de injustiça e seletividade no tratamento dado pela Justiça.
Segundo Costa, muitos réus primários foram sentenciados a penas de até 17 anos, mesmo sem provas de depredação. Ele citou idosos, pessoas com problemas de saúde e mulheres que, em suas palavras, “a única arma que ostentavam era uma Bíblia”. Lembrou ainda do homem, conhecido como “Clezão”, que morreu na prisão.
Em contraponto, o deputado destacou o histórico de Renan Calheiros, dizendo já respondeu a inquéritos e processos por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa, sem ter cumprido pena. Também criticou Renan Filho, a quem chamou de aliado fiel de Lula, lembrando que o presidente voltou ao poder após ter condenações anuladas pelo Supremo Tribunal Federal.
Fabio Costa comparou ainda a reação do sistema de Justiça em 2017, quando militantes ligados à CUT, MST e outras centrais sindicais invadiram prédios públicos e incendiaram ministérios em Brasília. “Naquela época, não se falou em terrorismo, nem se pediu 17 anos de cadeia para nenhum deles”, disse.
Para o parlamentar, há uma clara diferença de tratamento. “Para os Calheiros, quem protesta contra o atual regime merece apodrecer na cadeia. Mas quem é amigo do sistema, mesmo com ficha suja, continua mandando no país”, afirmou Fabio Costa.
Últimas notícias
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Homem morre afogado no Pontal de Coruripe, Litoral Sul de Alagoas
Bell Marques puxa bloco em Maceió e celebra energia do público no primeiro dia do ano
Lula sanciona diretrizes do Orçamento com veto sobre Fundo Partidário
Franco da Rocha, Ponta Porã e João Pessoa têm ganhadores da Mega da Virada
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
