Samu promove curso sobre transporte seguro de recém-nascidos e crianças
O evento alusivo ao Dia Mundial da Segurança do Paciente contou com a participação de 46 profissionais

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) promoveu nesta quarta-feira (17), por meio do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), um curso em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, comemorado anualmente em 17 de setembro. Neste ano, a campanha teve como tema: “Cuidado seguro para todo recém-nascido e toda criança: segurança do paciente desde o início”, com atividades realizadas no auditório do Núcleo de Educação Permanente da Central do Samu Maceió.
O objetivo central do curso foi definir e apresentar recomendações para que os profissionais que atuam em urgência e emergência realizem o transporte adequado e seguro de crianças – sejam feridas, doentes ou sadias – dentro das ambulâncias terrestres e no transporte aeromédico. O intuito é minimizar, ao máximo, as lesões na cabeça, coluna e tronco em caso de sinistros de trânsito, se for o caso, além de garantir condições clínicas estáveis durante todo o deslocamento.

Participaram da capacitação 46 profissionais de 11 municípios, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas. As aulas foram ministradas pelos médicos Marcos Antônio Rodrigues Viana (a parte teórica) e Augusto Fontan de Carvalho (a parte prática), além da enfermeira Nisabel Souza Silva.
Durante toda a manhã, os participantes tiveram acesso a conteúdos teóricos e apresentações práticas, que incluíram parto seguro, cuidados imediatos com o recém-nascido, transporte do binômio mãe e bebê, transporte em incubadora, uso da babypod em transporte aéreo e utilização do bebê-conforto em crianças.

O médico Marcos Viana destacou as classificações de risco no transporte de crianças como baixo risco, em casos de pacientes estáveis sem necessidade de oxigenoterapia; médio risco, quando há necessidade de monitoramento hemodinâmico ou suporte de oxigênio; e alto risco, que exige uso de drogas vasoativas e/ou ventilação mecânica.
O profissional reforçou ainda a importância da tomada de decisão da equipe, considerando condições clínicas, tempo de deslocamento, trânsito, clima e disponibilidade de veículos.
Ele ressaltou também a humanização do atendimento, lembrando que o Método Canguru, que promove contato pele a pele, fortalece o vínculo mãe-bebê e é uma prática segura no transporte intra-hospitalar de recém-nascidos estáveis.
Viana destacou ainda os dez passos para um transporte humanizado e seguro, conforme a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), com ênfase na comunicação entre médicos de origem e destino, relatórios clínicos detalhados, escolha adequada de veículos, equipamentos e proteção térmica.
A coordenadora do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana, destacou a relevância do tema da campanha deste ano. “O foco na segurança de bebês e crianças é extremamente oportuno, pois trata-se de uma faixa etária que demanda cuidados diferenciados. A capacitação trouxe fundamentos técnicos e práticos que, sem dúvida, qualificam ainda mais os atendimentos realizados pelas equipes do Samu em todo o Estado”, disse.
Já a coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente, enfermeira Dilma Teixeira, reforçou o papel do NSP. “Estamos cumprindo nossa missão, investigando casos notificados, propondo melhorias nos processos de trabalho e realizando capacitações periódicas. Isso contribui efetivamente para um atendimento mais humanizado à população. Além disso, é necessário avançar em diversas áreas-chave, como nascimento seguro, cuidados pós-natal, segurança diagnóstica, imunização, prevenção de infecções e reconhecimento precoce da deterioração clínica”, afirmou.
A técnica de enfermagem da Base Descentralizada de Marechal Deodoro, Lêda Maria Rodrigues da Silva, também avaliou positivamente o curso. “Foi um momento de muito aprendizado e importância para nossa atuação diária. Saímos daqui mais preparados para prestar um atendimento de qualidade, com segurança e humanização. Tenho muita gratidão por ter participado dessa capacitação, que certamente vai refletir no cuidado aos nossos pacientes”, ressaltou.
Últimas notícias

Prefeita Ceci celebra: Atalaia recebe nova ambulância do SAMU e garante construção de escola moderna

Deputado Alexandre Ayres cobra aplicação do Cadastro Estadual de Pedófilos após prisão de professor acusado de estuprar adolescente autista em Maceió

Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano

Junqueiro continua investindo em preparação para o SAEB

Júri popular de pai acusado de matar filho de 4 anos acontece nesta quinta-feira em Maceió

Cibele Moura propõe criação de ambulatórios e protocolo clínico para diagnóstico e tratamento da doença celíaca em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
