Câmara aprova urgência para análise de anistia aos presos do 8 de Janeiro; deputados de Alagoas divergem
Requerimento de urgência foi aprovado e texto agora pode ser votado a qualquer momento; o texto, como está, não inclui Bolsonaro
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o requerimento de urgência para análise do projeto de lei que prevê anistia aos condenados pelos atos golpistas do 8 de Janeiro. A decisão foi colocada em votação pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), após forte pressão da bancada do PL.
Entre os parlamentares alagoanos, as posições ficaram divididas. O deputado Fábio Costa (PP-AL) divulgou vídeo confirmando seu voto a favor da urgência, alinhando-se à defesa da proposta. Já o líder do MDB na Câmara, Isnaldo Bulhões (AL), criticou duramente a medida e se posicionou contra.
Segundo Bulhões, é “lamentável” que a anistia à tentativa de golpe tenha se transformado em um “debate político-eleitoral”. O parlamentar destacou que defendeu uma discussão mais aprofundada sobre a dosimetria das penas, mas não a votação direta da urgência.
“O que está acontecendo é que nós estamos apreciando um projeto de lei que trata, na sua meta e no seu objetivo, de anistia para aqueles que atentaram à democracia”, afirmou.
A votação acirrou o embate entre governo e oposição. A federação PT, PCdoB e PV, além de PSOL, MDB e PDT, votaram contra o requerimento. A base governista argumenta que o projeto fragiliza as instituições e representa um retrocesso democrático.
A proposta segue agora para tramitação acelerada na Câmara, o que deve ampliar a polarização em torno do tema nos próximos dias.
Últimas notícias
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Homem morre afogado no Pontal de Coruripe, no Litoral Sul de Alagoas
Bell Marques puxa bloco em Maceió e celebra energia do público no primeiro dia do ano
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
