Brasil

Câmara aprova urgência para análise de anistia aos presos do 8 de Janeiro; deputados de Alagoas divergem

Requerimento de urgência foi aprovado e texto agora pode ser votado a qualquer momento; o texto, como está, não inclui Bolsonaro

Por 7Segundos 18/09/2025 06h06 - Atualizado em 18/09/2025 06h06
Câmara aprova urgência para análise de anistia aos presos do 8 de Janeiro; deputados de Alagoas divergem
Câmara aprova urgência para análise de anistia aos presos do 8 de Janeiro; deputados de Alagoas divergem - Foto: Reprodução

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o requerimento de urgência para análise do projeto de lei que prevê anistia aos condenados pelos atos golpistas do 8 de Janeiro. A decisão foi colocada em votação pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), após forte pressão da bancada do PL.

Entre os parlamentares alagoanos, as posições ficaram divididas. O deputado Fábio Costa (PP-AL) divulgou vídeo confirmando seu voto a favor da urgência, alinhando-se à defesa da proposta. Já o líder do MDB na Câmara, Isnaldo Bulhões (AL), criticou duramente a medida e se posicionou contra.

Segundo Bulhões, é “lamentável” que a anistia à tentativa de golpe tenha se transformado em um “debate político-eleitoral”. O parlamentar destacou que defendeu uma discussão mais aprofundada sobre a dosimetria das penas, mas não a votação direta da urgência.

“O que está acontecendo é que nós estamos apreciando um projeto de lei que trata, na sua meta e no seu objetivo, de anistia para aqueles que atentaram à democracia”, afirmou.

A votação acirrou o embate entre governo e oposição. A federação PT, PCdoB e PV, além de PSOL, MDB e PDT, votaram contra o requerimento. A base governista argumenta que o projeto fragiliza as instituições e representa um retrocesso democrático.

A proposta segue agora para tramitação acelerada na Câmara, o que deve ampliar a polarização em torno do tema nos próximos dias.