Câmara aprova urgência para análise de anistia aos presos do 8 de Janeiro; deputados de Alagoas divergem
Requerimento de urgência foi aprovado e texto agora pode ser votado a qualquer momento; o texto, como está, não inclui Bolsonaro

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o requerimento de urgência para análise do projeto de lei que prevê anistia aos condenados pelos atos golpistas do 8 de Janeiro. A decisão foi colocada em votação pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), após forte pressão da bancada do PL.
Entre os parlamentares alagoanos, as posições ficaram divididas. O deputado Fábio Costa (PP-AL) divulgou vídeo confirmando seu voto a favor da urgência, alinhando-se à defesa da proposta. Já o líder do MDB na Câmara, Isnaldo Bulhões (AL), criticou duramente a medida e se posicionou contra.
Segundo Bulhões, é “lamentável” que a anistia à tentativa de golpe tenha se transformado em um “debate político-eleitoral”. O parlamentar destacou que defendeu uma discussão mais aprofundada sobre a dosimetria das penas, mas não a votação direta da urgência.
“O que está acontecendo é que nós estamos apreciando um projeto de lei que trata, na sua meta e no seu objetivo, de anistia para aqueles que atentaram à democracia”, afirmou.
A votação acirrou o embate entre governo e oposição. A federação PT, PCdoB e PV, além de PSOL, MDB e PDT, votaram contra o requerimento. A base governista argumenta que o projeto fragiliza as instituições e representa um retrocesso democrático.
A proposta segue agora para tramitação acelerada na Câmara, o que deve ampliar a polarização em torno do tema nos próximos dias.
Últimas notícias

Voto de Daniel Barbosa na PEC da Blindagem contraria Arthur Lira

Jovem fica ferido ao sofrer queda de moto na AL-101 Norte em Maragogi

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 33 milhões
Homem embriagado é amarrado pela família após agredir pais e irmãos em Coité do Nóia

STF retoma julgamento sobre cobertura de planos de saúde nesta quinta

Homem é encontrado morto dentro de banheiro em lava jato de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
