Política

JHC quer repetir estratégia adotada em 2024 e montar ‘chapão da morte’ em 2026

A ideia é eleger de cinco a seis deputados federais pelo PL e ainda um parlamentar pelo PSB

Por Felipe Ferreira 23/09/2025 15h03 - Atualizado em 23/09/2025 15h03
JHC quer repetir estratégia adotada em 2024 e montar ‘chapão da morte’ em 2026
JHC, prefeito de Maceió - Foto: Ailton Cruz

O prefeito de Maceió, JHC (PL), pretende repetir a estratégia exitosa de 2024, quando elegeu 11 vereadores de um mesmo partido, montando um “chapão da morte” para a Câmara Federal em 2026.

Segundo um aliado do prefeito que participa das negociações, JHC quer fazer de cinco a seis deputados federais pelo PL e ainda deve eleger a primeira-dama, Marina Candia, deputada federal pelo PSB.

A ideia é que os deputados federais que hoje fazem parte de sua base migrem para o PL a fim de conseguir uma reeleição “tranquila” diante da perda de uma vaga na bancada de Alagoas na Câmara dos Deputados.

A estratégia acaba diminuindo a influência partidária do PP na Câmara dos Deputados, algo que ainda precisa ser conversado com Arthur Lira.

A chapa, além dos deputados federais de mandato que são aliados de JHC, deve contar ainda com vereadores que têm interesse em disputar o pleito. Mesmo aqueles que não querem ser deputados, podem ser convocados para ajudar o chapão.

Segundo a fonte ouvida pelo 7Segundos, Marina Candia tem potencial para puxar votos, o que pode causar mal-estar no chapão de deputados que disputam a reeleição.

A candidatura de Candia pelo PSB atende, ainda, ao acordo firmado entre JHC e o prefeito do Recife João Campos.