Mediação gratuita ajuda alagoanos a resolver conflitos sem recorrer à Justiça
Serviço gratuito está disponível em Maceió e Arapiraca
A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) segue disponibilizando à população a oportunidade de resolver pequenas divergências por meio do serviço gratuito de mediação de conflitos, sem necessidade de recorrer à Justiça. Essa solução é ofertada pelo Núcleo de Justiça Comunitária (NJC) da Casa de Direitos, que funciona em Maceió e Arapiraca.
O equipamento conta com profissionais especializados para auxiliar os cidadãos a chegarem a acordos de forma pacífica, sem o desgaste emocional e financeiro de um processo judicial. A conciliação é voluntária e permite que as partes envolvidas dialoguem diretamente sobre seus interesses, visando uma resolução satisfatória para ambas as partes.

A coordenadora do NJC, Lara Farias, explica que o processo acontece por meio do diálogo e promove autonomia às partes, permitindo que encontrem soluções equilibradas, sem depender da imposição de um juiz.
“A conciliação é uma alternativa eficiente porque permite que as partes envolvidas encontrem uma solução comum para suas demandas pendentes. É um processo de escuta e conversa, em que todos podem avaliar propostas e chegar a um acordo de forma justa, pacífica e equilibrada”, ressaltou a coordenadora.
Em 2025, o Núcleo de Justiça Comunitária de Maceió realizou quase cinco mil atendimentos à população. Já em Arapiraca, os atendimentos ultrapassaram a marca de mil pessoas atendidas, reforçando a importância da iniciativa na região Agreste. As audiências são realizadas em parceria com o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), por meio do Centro Judicial de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).

Lara Farias ressalta que a Casa de Direitos tem se consolidado como referência para que o cidadão alagoano possa resolver suas pendências de forma gratuita e facilitada. “É um espaço de liberdade e corresponsabilidade, onde o diálogo é o principal instrumento para alcançar o melhor acordo e as pessoas possam decidir a vida delas sem depender de uma decisão judicial”, completou.
Para quem precisa do auxílio do Núcleo de Justiça Comunitária, a Casa de Direitos de Maceió funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Mirante do Jacintinho. Em Arapiraca, o atendimento ocorre no mesmo horário, na Rua Manoel Marcelino, s/n, bairro Itapoã. O atendimento é gratuito.
Últimas notícias
Oito em cada dez pacientes chegam com desnutrição ao Hospital do Idoso de AL
Justiça autoriza volta do funcionamento de três bets no Brasil
AL ultrapassa marca de 43 mil empresas constituídas no ano e bate novo recorde
Carro atinge viatura da Polícia Civil e caminhão estacionado em Arapiraca
Vazamento de gás de cozinha mobiliza Corpo de Bombeiros no Jacintinho
Ronda no Bairro intensifica policiamento em praças com a Operação Praça Segura
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
