Mediação gratuita ajuda alagoanos a resolver conflitos sem recorrer à Justiça
Serviço gratuito está disponível em Maceió e Arapiraca
A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) segue disponibilizando à população a oportunidade de resolver pequenas divergências por meio do serviço gratuito de mediação de conflitos, sem necessidade de recorrer à Justiça. Essa solução é ofertada pelo Núcleo de Justiça Comunitária (NJC) da Casa de Direitos, que funciona em Maceió e Arapiraca.
O equipamento conta com profissionais especializados para auxiliar os cidadãos a chegarem a acordos de forma pacífica, sem o desgaste emocional e financeiro de um processo judicial. A conciliação é voluntária e permite que as partes envolvidas dialoguem diretamente sobre seus interesses, visando uma resolução satisfatória para ambas as partes.

A coordenadora do NJC, Lara Farias, explica que o processo acontece por meio do diálogo e promove autonomia às partes, permitindo que encontrem soluções equilibradas, sem depender da imposição de um juiz.
“A conciliação é uma alternativa eficiente porque permite que as partes envolvidas encontrem uma solução comum para suas demandas pendentes. É um processo de escuta e conversa, em que todos podem avaliar propostas e chegar a um acordo de forma justa, pacífica e equilibrada”, ressaltou a coordenadora.
Em 2025, o Núcleo de Justiça Comunitária de Maceió realizou quase cinco mil atendimentos à população. Já em Arapiraca, os atendimentos ultrapassaram a marca de mil pessoas atendidas, reforçando a importância da iniciativa na região Agreste. As audiências são realizadas em parceria com o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), por meio do Centro Judicial de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).

Lara Farias ressalta que a Casa de Direitos tem se consolidado como referência para que o cidadão alagoano possa resolver suas pendências de forma gratuita e facilitada. “É um espaço de liberdade e corresponsabilidade, onde o diálogo é o principal instrumento para alcançar o melhor acordo e as pessoas possam decidir a vida delas sem depender de uma decisão judicial”, completou.
Para quem precisa do auxílio do Núcleo de Justiça Comunitária, a Casa de Direitos de Maceió funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Mirante do Jacintinho. Em Arapiraca, o atendimento ocorre no mesmo horário, na Rua Manoel Marcelino, s/n, bairro Itapoã. O atendimento é gratuito.
Últimas notícias
JHC visita poço artesiano em Arapiraca e destaca ações que levam dignidade à população rural
Cabo Bebeto critica nova parceria da Sesau com hospital ligado a Gustavo Pontes
Defesa Civil alerta para risco de alagamentos e deslizamentos em Alagoas
Chuvas causam alagamentos e deixam moradores ilhados no bairro Girador, em Atalaia
Chuvas provocam adiamento de evento em homenagem ao Dia das Mães em Arapiraca
Prefeitura de Boca da Mata apura causa do incêndio que destruiu ônibus escolares
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
