Defensoria promove mutirão de cadastramento para tarifa social de água e energia em Maceió e Arapiraca
Benefício pode chegar a 50% na conta de água e até 100% na de energia
A tarifa social de água e energia é um direito que pode fazer diferença na vida de famílias de baixa renda, tornando mais acessíveis esses serviços essenciais. Pensando nisso, a Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) realiza, nesta sexta-feira (26), um mutirão de cadastramento e conscientização sobre o benefício. O evento acontece das 8h às 13h, simultaneamente em Maceió e Arapiraca, para que mais famílias conheçam seus direitos e possam garantir os descontos previstos em lei.
Em Maceió, o atendimento será realizado na sede da Defensoria, na Avenida Fernandes Lima, com participação da BRK e da Equatorial, que vão analisar a documentação e realizar os cadastros. Em Arapiraca, o evento será no Vale do Perucaba, em frente à creche, com presença da Casal e da Equatorial.
Durante a ação, as instituições vão realizar o cadastro dos cidadãos que preencherem os requisitos do benefício que pode chegar a 50% na conta de água e até 100% na de energia. Podem ter direito ao benefício as famílias inscritas no CadÚnico que estejam com o cadastro atualizado; que possuam renda de até meio salário mínimo por pessoa; recebam bolsa família ou BPC (Benefício de Prestação Continuada) ou que tenham pessoa com deficiência ou idosa com 65 anos ou mais, sem condição de se sustentar e sem apoio financeiro suficiente da família.
Os interessados devem apresentar a documentação exigida por cada concessionária. BRK: documento pessoal com foto, comprovação de posse ou propriedade do imóvel, espelho do NIS atualizado e comprovante do último benefício recebido do Governo Federal; Casal: documentos pessoais com foto, número do NIS e documentos do imóvel. O beneficiário precisa ser o titular da matrícula ou comprovar vínculo como cônjuge; Equatorial: documento pessoal com foto, número do NIS atualizado e a conta contrato que deseja cadastrar.
Ação Nacional
A iniciativa integra o calendário nacional do Setembro D, campanha da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep) que promove educação em direitos e fortalece o acesso à justiça. Neste ano, o tema é justiça climática, relacionando a proteção ambiental ao direito de acesso a serviços essenciais como água e energia.
Para mais informações, Disque Defensoria 129. A ligação é gratuita. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Veja também
Últimas notícias
Aposentado de 65 anos sofre infarto e destaca a importância do tratamento rápido que recebeu no HGE
Agricultura Familiar em Movimento chega a Murici com serviços de cidadania na quarta-feira (4)
[Vídeo] Prefeitura implanta Sistema de Videmonitoramento Inteligente em Matriz de Camaragibe
Fábio Costa e Leonardo Dias dão sinais de parceria para disputa eleitoral de 2026
Bloco do Povo abrirá prévias carnavalescas 2026 de Palmeira dos Índios com Léo Santana
Prévias carnavalescas de Palmeira dos Índios terão regras definidas em TAC entre Prefeitura e MP
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
