Defensoria promove mutirão de cadastramento para tarifa social de água e energia em Maceió e Arapiraca
Benefício pode chegar a 50% na conta de água e até 100% na de energia
A tarifa social de água e energia é um direito que pode fazer diferença na vida de famílias de baixa renda, tornando mais acessíveis esses serviços essenciais. Pensando nisso, a Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) realiza, nesta sexta-feira (26), um mutirão de cadastramento e conscientização sobre o benefício. O evento acontece das 8h às 13h, simultaneamente em Maceió e Arapiraca, para que mais famílias conheçam seus direitos e possam garantir os descontos previstos em lei.
Em Maceió, o atendimento será realizado na sede da Defensoria, na Avenida Fernandes Lima, com participação da BRK e da Equatorial, que vão analisar a documentação e realizar os cadastros. Em Arapiraca, o evento será no Vale do Perucaba, em frente à creche, com presença da Casal e da Equatorial.
Durante a ação, as instituições vão realizar o cadastro dos cidadãos que preencherem os requisitos do benefício que pode chegar a 50% na conta de água e até 100% na de energia. Podem ter direito ao benefício as famílias inscritas no CadÚnico que estejam com o cadastro atualizado; que possuam renda de até meio salário mínimo por pessoa; recebam bolsa família ou BPC (Benefício de Prestação Continuada) ou que tenham pessoa com deficiência ou idosa com 65 anos ou mais, sem condição de se sustentar e sem apoio financeiro suficiente da família.
Os interessados devem apresentar a documentação exigida por cada concessionária. BRK: documento pessoal com foto, comprovação de posse ou propriedade do imóvel, espelho do NIS atualizado e comprovante do último benefício recebido do Governo Federal; Casal: documentos pessoais com foto, número do NIS e documentos do imóvel. O beneficiário precisa ser o titular da matrícula ou comprovar vínculo como cônjuge; Equatorial: documento pessoal com foto, número do NIS atualizado e a conta contrato que deseja cadastrar.
Ação Nacional
A iniciativa integra o calendário nacional do Setembro D, campanha da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep) que promove educação em direitos e fortalece o acesso à justiça. Neste ano, o tema é justiça climática, relacionando a proteção ambiental ao direito de acesso a serviços essenciais como água e energia.
Para mais informações, Disque Defensoria 129. A ligação é gratuita. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Veja também
Últimas notícias
Governador destaca Hospital Metropolitano do Agreste e novos investimentos para Arapiraca
Paulo Dantas abre ano legislativo e destaca obras, hospitais e crescimento econômico em Alagoas
Criança morre após ser soterrada e outra fica ferida em desabamento de barreira em Roteiro
MEC divulga pré-seleção do Fies no primeiro semestre
Carnaval 2026 em AL registra queda histórica de homicídios e nenhum caso de feminicídio
Programa Jovem Senador 2026 está com inscrições abertas para estudantes da rede pública em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
