Política

Pesquisa: Renan Filho sai na frente em três cenários, mas tem empate técnico com JHC

Levantamento ouviu 1.200 pessoas em todo o estado entre os dias 22 e 23 de setembro

Por Felipe Ferreira 24/09/2025 10h10 - Atualizado em 24/09/2025 10h10
Pesquisa: Renan Filho sai na frente em três cenários, mas tem empate técnico com JHC
Renan Filho e JHC - Foto: Bruno Fernandes / Jornal Extra de Alagoas

O ex-governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), e o prefeito de Maceió, JHC (PL), apareceram empatados em uma pesquisa eleitoral que testou o nome da dupla para o governo estadual em 2026. O levantamento foi divulgado nesta quarta-feira (24).

O instituto testou quatro cenários diferentes. Apenas na disputa com o JHC (PL), Renan aparece empatado dentro da margem de erro com o prefeito de Maceió.

No primeiro cenário, Renan Filho aparece com 49% das intenções de voto, contra 43% de JHC (PL). Votos nulos ou brancos somam 5% e 3% não responderam.

No segundo cenário, o ministro dos Transportes amplia a vantagem: 55%, contra 32% do deputado federal Alfredo Gaspar (União). Nulos/brancos chegam a 7% e 6% não responderam.

No terceiro cenário, Renan Filho chega a 59% das intenções de voto, enquanto Delegado Fábio Costa (PP) tem 24%. Nulos ou brancos são 7% e 10% não responderam.

No último cenário testado pelo instituto, Renan Filho aparece com 56%, contra 33% do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP). Nulos ou brancos somam 6% e 5% não responderam.

A pesquisa foi realizada pelo Real Time Big Data entre os dias 22 e 23 de setembro com 1.200 pessoas em todo o estado de Alagoas. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Renan Filho, atual ministro dos Transportes, já anunciou à imprensa que deixará o posto em 2026 para disputar o governo de Alagoas. Apesar do anúncio, nos bastidores, aliados apontam o interesse do ministro em disputar a vaga de vice do presidente Lula.

JHC, ao contrário de Renan, ainda não se posicionou sobre as eleições de 2026. Aliados apontam que o prefeito deve disputar o governo de Alagoas, mas informações de bastidores ainda mostram dois cenários: disputa pelo Senado e a permanência na Prefeitura de Maceió.