Filhote de tartaruga marinha é resgatado com nadadeiras estranguladas no Mirante da Sereia
Populares encontratam o filhote ainda com a rede de pesca presa a seu corpo e acionaram o instituto Biota de Cpnservação
Um filhote de tartaruga marinha (tartaruga-Oliva), medindo apenas 15 centímetros de comprimento, foi encontrado e resgatado na manhã desta terça-feira (30), na Praia Mirante da Sereia, em Maceió. De acordo com informações do Instituto Biota de Conservação, que realizou o resgate, o animal estava com as duas nadadeiras estranguladas por uma rede de pesca. Populares encontratam o filhote ainda com a rede presa ao corpo e acionaram o instituto.
Devido à gravidade dos ferimentos, a equipe de resgate do Biota acabou levando a tartaruguinha para o centro de reabilitação de animais marinhos - CRAM - Biota, localizado em Guaxuma, Maceió (sede no Instituto). Lá o animal será avaliado por veterinários e tratado para que possa se recuperar. Ainda segundo o Biota, os ferimentos obervados na pequena tartaruga são graves. As duas nadadeiras foram quase amputadas.
Perguntado quanto tempo pode levar para que o filhote se recupere totalmente e possa, então, ser devolvido para o seu hábitat, o coordenador do Instituto Biota, Bruno Stefani, disse que não dá pra ter certeza: “Não sabemos (o tempo que pode levar para a recuperação da tartaruga). Mas com a amputação leva meses para cicatrizar e depois ser solta”, disse Bruno.
O coordenador do Biota disse, também, que é muito raro encontrar animais desse tamanho, mas, devido às constantes lesões envolvendo redes de pesca que têm sido registradas em animais marinhos, esses resgates têm se tornado mais frequentes.
Stefani lembrou que outra tartaruga, da mesma espécie, já está em recuperação no centro de reabilitação do Biota com o mesmo quadro de estrangulamento por rede.
Importante frisar que a recomendação para a população, caso encontre algum animal marinho na praia, vivo ou morto, é não tocar nele e acionar algum órgão competente, como o próprio Instituto Biota, por meio do número (82) 99115-2944.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
