Lula relata problema em avião antes de decolagem: 'Tivemos que descer, com medo que pegasse fogo'
Não se trata de uma aeronave presidencial e sim um avião de apoio
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta sexta-feira (3), que teve um problema com uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) durante a viagem ao Pará.
Segundo o petista, ele fez uma visita à Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, após o ocorrido. Lula está no Pará desde quinta-feira (2) para inaugurar obras relacionadas à COP 30, marcada para ocorrer em novembro, na capital do estado.
"Ontem eu fui na matriz, eu fui agradecer à Nossa Senhora de Nazaré, porque ontem aconteceu um outro problema comigo no avião", contou, em entrevista à TV Liberal.
🔎Lula disse "outro problema", porque já enfrentou uma falha técnica em uma aeronave presidencial durante uma viagem, em outubro de 2024 (relembre mais abaixo).
O presidente relatou que o defeito ocorreu enquanto a aeronave ainda estava em solo, antes de decolar. Lula embarcaria e um avião do modelo Casa C-105 da FAB para uma agenda em Breves, no arquipélago do Marajó, cumprida nesta quinta-feira (2).
✈️O C-105 é um avião bimotor fabricado pela Airbus. A aeronave comporta até 64 passageiros. Ele é utilizado principalmente para transporte logístico e missões como evacuação aeromédica e lançamentos.
Não se trata de uma aeronave presidencial e sim um avião de apoio, que seria usado pelo presidente para chegar a um destino mais difícil de acessar, no caso, a Ilha de Marajó.
"Eu fui pegar o avião para ilha do Marajó e teve um problema no motor do avião, um avião Casa da Força Aérea Brasilieira (FAB). Eu só tinha que agradecer a Deus porque poderia ter tido um problema quando eu tivesse no ar. E teve quando eu estava em terra, ainda tivemos que descer do avião com medo que o avião pegasse fogo", prosseguiu.
Segundo o petista, após o defeito no avião no modelo Casa, a equipe presidencial seguiu para a agenda em um avião do modelo C-97 Brasília.
"E aí nós fomos numa Brasília, num avião Brasília. Eu fui de noite agradecer à Nossa Senhora", disse.
Breves fica distante cerca de 200 quilômetros de Belém em linha reta e a cerca de 12 horas de barco. Com 106.968 moradores, a cidade é a mais populosa do Marajó e considerada a capital do arquipelágo.
Problema técnico
No ano passado, o presidente Lula também enfrentou dificuldades com a aeronave em que estava, durante uma viagem oficial.
O avião presidencial VC-1 teve um problema técnico em outubro de 2024 logo após decolar no Aeroporto Internacional Felipe Ángeles, perto da Cidade do México.
Segundo a FAB, o problema foi resolvido durante o voo, porém a aeronave precisou dar 50 voltas, em quase cinco horas, para consumir combustível e pousar em segurança.
Lula e a comitiva de ministros e parlamentares retornaram ao Brasil em um avião reserva. Após revisão, o VC-1 voltou a ser usado por Lula, que intensificou as viagens dentro do país nas últimas semanas.
Após o incidente, o presidente declarou que comprará uma aeronave para Presidência, o que ainda não foi feito.
Últimas notícias
Polícia Civil cumpre prisão preventiva de investigado por tentativa de feminicídio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Mulher é condenada a 17 anos por tentar matar enteado ao jogá-lo do quarto andar
Homem tenta evitar abordagem da PM, mas é flagrado e preso com arma e drogas em Anadia
Ivete Sangalo surge em hospital com machucados no rosto e relata susto: 'Desmaiei'
Hospital de Emergência do Agreste prepara novo edital do Programa Preparando a Volta para Casa
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
