Cabo Bebeto conduz sessão solene em tributo aos 178 anos da Capitania dos Portos de AL
solenidade reuniu autoridades civis, militares e representantes da Marinha do Brasil
A Assembleia Legislativa de Alagoas realizou, nesta sexta-feira (03), uma sessão solene proposta pelo deputado estadual Cabo Bebeto (PL) em homenagem aos 178 anos de fundação da Capitania dos Portos de Alagoas. A solenidade reuniu autoridades civis, militares e representantes da Marinha do Brasil, ressaltando a importância histórica e estratégica dessa instituição para o estado e para o país.
Durante a cerimônia, Cabo Bebeto destacou o trabalho exemplar realizado pela Capitania ao longo de quase dois séculos, enfatizando sua atuação essencial na proteção da vida humana no mar, na segurança da navegação e na prevenção da poluição hídrica.
“Com muita honra, hoje homenageamos as pessoas que fizeram e fazem parte da Capitania dos Portos de Alagoas — militares e civis — que, com competência, generosidade e espírito patriótico, honram a missão de proteger nossas águas e servir ao povo brasileiro. Parabéns à Capitania dos Portos e parabéns ao Estado de Alagoas por poder contar com essa instituição secular”, afirmou o parlamentar.
A Capitania dos Portos de Alagoas é uma das mais antigas instituições em atividade contínua no estado. Entre suas atribuições estão a fiscalização de embarcações, a promoção de cursos de formação marítima e o apoio aos “profissionais do mar”.
Nos últimos cinco anos, foram realizadas ações de fiscalização em mais de 83 mil embarcações, além de 90 cursos de capacitação, que formaram cerca de 2 mil novos profissionais para atender à crescente demanda das 13 mil embarcações inscritas na Capitania.
Atualmente, aproximadamente 11 mil aquaviários — entre jangadeiros, pescadores, operadores de catamarãs e balsas — são beneficiados pelos programas de formação gratuita, contribuindo diretamente para a geração de emprego e renda no setor marítimo de Alagoas.
Além de suas funções operacionais, a Capitania também apoia o sistema de saúde da Marinha no estado, beneficiando mais de 1.600 usuários e realizando uma média anual de 9.300 atendimentos médicos e odontológicos.
A instituição também desenvolve importantes ações sociais e ambientais, como campanhas de doação de sangue, alimentos e brinquedos, além de iniciativas de limpeza de praias, rios e lagoas, reforçando seu compromisso com a comunidade e com o meio ambiente.
Participaram do evento o deputado estadual Silvio Camelo; o Capitão de Mar e Guerra Paulo Roberto Oliveira Mesquita Spranger; o Capitão de Fragata Rodrigo Garcia – Capitão dos Portos de Alagoas; o Tenente-Coronel Márcio Robério de Oliveira Lima – 59º Batalhão de Infantaria Motorizado; o Major Aviador Leandro Soriano Evangelista – Comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Maceió; o Capitão de Mar e Guerra Wendell Petrocelli de Lima; o Capitão de Mar e Guerra Jorge Francisco da Silva Júnior e o Capitão de Mar e Guerra Gerson Luiz Rodrigues da Silva.
Últimas notícias
Homem é baleado dentro de casa durante tentativa de homicídio em Arapiraca
Mulher é presa após tentar se livrar de bolsa com drogas em Arapiraca
Denúncias de violência política quadriplicam em outubro no Disque 100
Fux atende AGU e inclui ministérios e Abras em debate sobre bets
Acidente de moto em trecho da AL-110 em Arapiraca deixa um homem ferido
Suspeito de provocar acidente que matou PM é capturado em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
