Cabo Bebeto conduz sessão solene em tributo aos 178 anos da Capitania dos Portos de AL
solenidade reuniu autoridades civis, militares e representantes da Marinha do Brasil
A Assembleia Legislativa de Alagoas realizou, nesta sexta-feira (03), uma sessão solene proposta pelo deputado estadual Cabo Bebeto (PL) em homenagem aos 178 anos de fundação da Capitania dos Portos de Alagoas. A solenidade reuniu autoridades civis, militares e representantes da Marinha do Brasil, ressaltando a importância histórica e estratégica dessa instituição para o estado e para o país.
Durante a cerimônia, Cabo Bebeto destacou o trabalho exemplar realizado pela Capitania ao longo de quase dois séculos, enfatizando sua atuação essencial na proteção da vida humana no mar, na segurança da navegação e na prevenção da poluição hídrica.
“Com muita honra, hoje homenageamos as pessoas que fizeram e fazem parte da Capitania dos Portos de Alagoas — militares e civis — que, com competência, generosidade e espírito patriótico, honram a missão de proteger nossas águas e servir ao povo brasileiro. Parabéns à Capitania dos Portos e parabéns ao Estado de Alagoas por poder contar com essa instituição secular”, afirmou o parlamentar.
A Capitania dos Portos de Alagoas é uma das mais antigas instituições em atividade contínua no estado. Entre suas atribuições estão a fiscalização de embarcações, a promoção de cursos de formação marítima e o apoio aos “profissionais do mar”.
Nos últimos cinco anos, foram realizadas ações de fiscalização em mais de 83 mil embarcações, além de 90 cursos de capacitação, que formaram cerca de 2 mil novos profissionais para atender à crescente demanda das 13 mil embarcações inscritas na Capitania.
Atualmente, aproximadamente 11 mil aquaviários — entre jangadeiros, pescadores, operadores de catamarãs e balsas — são beneficiados pelos programas de formação gratuita, contribuindo diretamente para a geração de emprego e renda no setor marítimo de Alagoas.
Além de suas funções operacionais, a Capitania também apoia o sistema de saúde da Marinha no estado, beneficiando mais de 1.600 usuários e realizando uma média anual de 9.300 atendimentos médicos e odontológicos.
A instituição também desenvolve importantes ações sociais e ambientais, como campanhas de doação de sangue, alimentos e brinquedos, além de iniciativas de limpeza de praias, rios e lagoas, reforçando seu compromisso com a comunidade e com o meio ambiente.
Participaram do evento o deputado estadual Silvio Camelo; o Capitão de Mar e Guerra Paulo Roberto Oliveira Mesquita Spranger; o Capitão de Fragata Rodrigo Garcia – Capitão dos Portos de Alagoas; o Tenente-Coronel Márcio Robério de Oliveira Lima – 59º Batalhão de Infantaria Motorizado; o Major Aviador Leandro Soriano Evangelista – Comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Maceió; o Capitão de Mar e Guerra Wendell Petrocelli de Lima; o Capitão de Mar e Guerra Jorge Francisco da Silva Júnior e o Capitão de Mar e Guerra Gerson Luiz Rodrigues da Silva.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
