Festival da Cultura Nerd reúne milhares de fãs e movimenta economia criativa de Maceió
Realizado pela Associação Nerd de Alagoas em parceria com a FMAC, evento celebrou a criatividade, a arte e a diversidade cultural com grandes nomes e acesso gratuito ao público
A quinta edição do Festival da Cultura Nerd transformou Maceió, neste fim de semana, no ponto de encontro de milhares de fãs da cultura geek, cosplayers, gamers, artistas e criadores de conteúdo. O evento, uma realização da Associação Nerd de Alagoas em parceria com a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), contou com ampla programação gratuita no Centro de Convenções e consolidou-se como um dos maiores festivais do gênero no Nordeste.
Durante dois dias, o público vivenciou experiências únicas com concursos de cosplay, arenas de games, batalhas de conhecimento, estandes temáticos e a presença de convidados especiais, como o renomado dublador Guilherme Briggs, que emocionou os fãs com sua fala sobre a importância da Cultura Nerd para a formação artística e intelectual de gerações.
"A Cultura Nerd me moldou, me transformou no que eu sou hoje. Ela estimula a criatividade, a leitura, o conhecimento e o senso artístico. É uma cultura que forma pessoas mais criativas e inteligentes", destacou Guilherme Briggs, que foi ovacionado pelo público.
Entre os destaques do festival, o Concurso de Cosplay reuniu competidores de diversos estados do Brasil. Um deles foi Caio Soares, que veio de Fortaleza, capital do Ceará, especialmente para participar da competição.
"Faço cosplay desde 2012 e comecei a competir em 2020. A Cultura Nerd é uma forma de arte, uma expressão criativa. Eventos como esse são fundamentais para dar visibilidade a esses artistas e fortalecer a cena", afirmou Caio.
O vice-prefeito de Maceió, Rodrigo Cunha, prestigiou o festival e destacou a importância da democratização do acesso à cultura e do estímulo à economia criativa.
"Maceió é, sim, o local para grandes eventos. O Festival da Cultura Nerd é um exemplo de como a cultura pode movimentar a economia, gerar oportunidades e reunir diferentes gerações em um mesmo espaço. O mais importante é que tudo isso acontece de forma gratuita, acessível e democrática", ressaltou Rodrigo Cunha.
Para o presidente da FMAC, Myriel Neto, o sucesso do festival é fruto da união de esforços entre poder público, entidades culturais e artistas.
"Esse é o meu terceiro ano acompanhando o Festival da Cultura Nerd, e a cada edição ele cresce mais. É um evento que já figura entre os maiores do Brasil. Nada disso seria possível sem o trabalho da Associação Nerd de Alagoas e o apoio da Prefeitura de Maceió, liderada pelo prefeito JHC, e pelo vice-prefeito, Rodrigo Cunha. A FMAC vai seguir apoiando para que, no próximo ano, tenhamos uma edição ainda maior", garantiu Myriel.
O festival também se destacou pela presença de empreendedores da economia criativa, com estandes de artesanato, quadrinhos, ilustrações, acessórios e produtos temáticos, movimentando o setor e gerando renda para artistas e pequenos negócios locais.
Com público expressivo nos dois dias de evento e intensa interação nas redes sociais, o Festival da Cultura Nerd reafirma Maceió como uma capital criativa e aberta à diversidade cultural, valorizando expressões artísticas que unem gerações e fortalecem o turismo cultural.
Últimas notícias
Bolsonaro recorre e pede que STF reconheça que ele 'desistiu' do golpe
Febraban endurece regras contra contas laranja e bets irregulares
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro octogenário no cargo
Donos de clínica de reabilitação viram réus por crimes cometidos contra esteticista
Sine Maceió oferece 200 vagas Call Center para trabalho home office
Confira os campeões do 32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
