Veja como foi a simulação de sequestro de gerente bancário na Ponta Verde
Ação faz parte dos cursos de Operações Policiais Integradas e Plano de Gestão de Crises de Segurança na Cidade
A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP) deu início, na manhã desta terça-feira (7), a uma série de simulados de Gestão de Crises e Domínio de Cidades, que ocorrerão durante esta semana em Maceió e no interior do estado.
O primeiro exercício prático ocorreu em uma agência bancária da Ponta Verde e simulou o sequestro de um gerente. O treinamento mobilizou equipes da Rotam (Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas) e do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), e contou com situações de negociação com reféns, uso de sniper, prisão de suspeitos e desativação de artefatos explosivos.
O exercício integra o cronograma dos cursos de Operações Policiais Integradas e Plano de Gestão de Crises de Segurança na Cidade, promovidos pela SSP, em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Os simulados têm como objetivo capacitar os operadores de segurança pública para atuar em situações críticas, como ataques a instituições financeiras, sequestros e explosões de carro-forte, aplicando na prática os protocolos e técnicas aprendidos em sala de aula.
O chefe especial de Inteligência Integrada da SSP, coronel Raumário, avaliou o primeiro dia de atividades em campo aberto como positivo e destacou a importância do realismo das ações. “Os exercícios permitem aproximar os agentes da realidade operacional, testando a capacidade de resposta das equipes e fortalecendo a integração entre as forças de segurança. Cada etapa é registrada para análise posterior e aperfeiçoamento dos procedimentos”, explicou o coronel.
Durante o simulado desta terça, três criminosos encenaram a chegada à agência bancária com um refém, dando início à intervenção das equipes da Polícia Militar, com atuação da Rotam e do Bope, responsáveis pela negociação e neutralização da ameaça. Após o resgate simulado, equipes especializadas desativaram um explosivo cenográfico, operação que seguiu todos os protocolos de segurança.
Segundo o subcomandante do Bope, major Joacy, as situações que envolvem reféns são delicadas e precisam de atenção redobrada e cuidados de todos os envolvidos, pois o principal objetivo é garantir a vida de todos.
“São em exercícios como esses que corrigimos detalhes que podem custar todo o andamento da negociação. Temos que trabalhar com calma e foco para garantir que todos os envolvidos, inclusive o criminoso, tenha sua vida preservada”, destacou o major.
As atividades seguem até a próxima sexta-feira (10), com novos exercícios em diferentes localidades:
08/10 – Simulado de explosão de carro-forte, em Satuba, às 7h;
08/10 – Atividade teórica sobre múltiplos ataques de facções, em Maceió;
09/10 – Simulado de ataques simultâneos a agências bancárias (Novo Cangaço e Domínio de Cidades) em Maceió, Maragogi, Arapiraca e Piranhas, Em Maceió, a ação ocorrerá no Banco do Brasil do Farol, às 21h.
10/10 – Simulado de prisões em Marechal Deodoro.
Todos os exercícios são realizados sob supervisão técnica e controle das forças de segurança, sem qualquer risco à população, e têm como foco o aperfeiçoamento da resposta rápida e coordenada diante de ações criminosas de grande impacto.
Últimas notícias
70% da população defende punir menores, aponta pesquisa do Datafolha
Cibele Moura recebe título de reconhecimento por apoio ao União Pet, em União do Palmares
Davi Davino Filho destaca resultados da FUNBRASIL e construção do novo hospital no Benedito Bentes
Morre mulher que teve 62% do corpo queimado por ex-namorado
Prefeitura de Maragogi recebe três tratores com implementos agrícolas
Acidente entre motocicleta e bicicleta deixa um morto próximo à BR-104
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
