Veja como foi a simulação de sequestro de gerente bancário na Ponta Verde
Ação faz parte dos cursos de Operações Policiais Integradas e Plano de Gestão de Crises de Segurança na Cidade
A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP) deu início, na manhã desta terça-feira (7), a uma série de simulados de Gestão de Crises e Domínio de Cidades, que ocorrerão durante esta semana em Maceió e no interior do estado.
O primeiro exercício prático ocorreu em uma agência bancária da Ponta Verde e simulou o sequestro de um gerente. O treinamento mobilizou equipes da Rotam (Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas) e do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), e contou com situações de negociação com reféns, uso de sniper, prisão de suspeitos e desativação de artefatos explosivos.
O exercício integra o cronograma dos cursos de Operações Policiais Integradas e Plano de Gestão de Crises de Segurança na Cidade, promovidos pela SSP, em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Os simulados têm como objetivo capacitar os operadores de segurança pública para atuar em situações críticas, como ataques a instituições financeiras, sequestros e explosões de carro-forte, aplicando na prática os protocolos e técnicas aprendidos em sala de aula.
O chefe especial de Inteligência Integrada da SSP, coronel Raumário, avaliou o primeiro dia de atividades em campo aberto como positivo e destacou a importância do realismo das ações. “Os exercícios permitem aproximar os agentes da realidade operacional, testando a capacidade de resposta das equipes e fortalecendo a integração entre as forças de segurança. Cada etapa é registrada para análise posterior e aperfeiçoamento dos procedimentos”, explicou o coronel.
Durante o simulado desta terça, três criminosos encenaram a chegada à agência bancária com um refém, dando início à intervenção das equipes da Polícia Militar, com atuação da Rotam e do Bope, responsáveis pela negociação e neutralização da ameaça. Após o resgate simulado, equipes especializadas desativaram um explosivo cenográfico, operação que seguiu todos os protocolos de segurança.
Segundo o subcomandante do Bope, major Joacy, as situações que envolvem reféns são delicadas e precisam de atenção redobrada e cuidados de todos os envolvidos, pois o principal objetivo é garantir a vida de todos.
“São em exercícios como esses que corrigimos detalhes que podem custar todo o andamento da negociação. Temos que trabalhar com calma e foco para garantir que todos os envolvidos, inclusive o criminoso, tenha sua vida preservada”, destacou o major.
As atividades seguem até a próxima sexta-feira (10), com novos exercícios em diferentes localidades:
08/10 – Simulado de explosão de carro-forte, em Satuba, às 7h;
08/10 – Atividade teórica sobre múltiplos ataques de facções, em Maceió;
09/10 – Simulado de ataques simultâneos a agências bancárias (Novo Cangaço e Domínio de Cidades) em Maceió, Maragogi, Arapiraca e Piranhas, Em Maceió, a ação ocorrerá no Banco do Brasil do Farol, às 21h.
10/10 – Simulado de prisões em Marechal Deodoro.
Todos os exercícios são realizados sob supervisão técnica e controle das forças de segurança, sem qualquer risco à população, e têm como foco o aperfeiçoamento da resposta rápida e coordenada diante de ações criminosas de grande impacto.
Últimas notícias
Mulher acusada de torturar e espancar a própria mãe em Viçosa é presa
Cão Orelha: familiares de adolescentes são indiciados por coação a testemunha
Polícia Civil investiga homicídio de jovem no bairro da Ponta da Terra, em Maceió
Após esperar dois anos por transplante de córnea, homem perde visão ao levar soco de desconhecido
Arapiraca convoca eleições para o próximo biênio do Conselho Municipal de Política Cultural
Polícia prende ex-companheira apontada como mandante de duplo homicídio no Antares
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
