Câmara aprova Moção de Repúdio contra BRK após denúncias de obras inacabadas e cobranças indevidas
Nesta quarta, dia 8, presidente Chico Filho se reúne com presidentes das Câmaras de Vereadores de municípios da região metropolitana

A Câmara Municipal aprovou, durante a sessão desta terça-feira (7), uma Moção de Repúdio direcionada à empresa BRK Ambiental, responsável pelos serviços de água e esgoto em Maceió, “devido às reiteradas falhas na prestação de serviços essenciais de saneamento básico na capital alagoana”. As críticas à concessionária foram levadas ao plenário pelo vereador Neto Andrade, que citou como exemplo de transtornos as obras inacabadas no bairro do Poço.
Nesta quarta-feira (8), o presidente Chico Filho se reúne, a partir das 10h, na sede da Câmara, em Jaraguá, com os presidentes das câmaras dos municípios da região metropolitana, uma agenda que acontece em parceria com a União dos Vereadores de Alagoas (Uveal).
O parlamentar destacou, ainda, que a associação de moradores de Cruz das Almas acionou a justiça com uma Ação Civil Pública contra a BRK por causa das constantes falta de água na região. “A BRK tem causado diversos transtornos à população, aos comerciantes, a quem transita em Maceió. No bairro do Poço, as obras inacabadas, as crateras deixadas pela empresa, causam prejuízos aos moradores. Nas regiões periféricas de nossa cidade, a BRK envia a conta às famílias cobrando a taxa de esgoto, mesmo que os locais não tenham saneamento básico. É preciso que a Arsal intensifique as fiscalizações”, declarou o vereador.

O assunto rendeu em plenário. O vereador Kelmann Vieira disse que a BRK age com total desrespeito à população, sobretudo quando se cobra taxas de saneamento em locais que não contam com esse serviço. Para o parlamentar, a empresa tem sido punitivista. “A BRK está agindo em Maceió de forma criminosa, com má fé e buscando somente o lucro. Famílias em situação de vulnerabilidade estão recebendo cobranças, as contas estão chegando todos os meses, mas o serviço de saneamento não existe em muitas regiões da capital, mesmo com todos os esforços feitos pela Prefeitura de Maceió. Vamos incluir na Ordem do Dia uma Moção de Repúdio contra a empresa para demonstrar que a Câmara Municipal não comunga com a irresponsabilidade da BRK”, criticou Kelmann.

Já o vereador Samyr Malta sugeriu que o Poder Legislativo entre com uma Ação Civil Pública contra a BRK Ambiental. A medida, segundo o vereador, visa proteger a população das cobranças indevidas.
Crítica à atuação da empresa, a vereadora Jeannyne Beltrão voltou a cobrar da BRK um posicionamento mais firme para resolver os problemas que estão sendo causados aos consumidores. A parlamentar conseguiu recolher 17 assinaturas dos vereadores presentes à sessão para que a Moção de Repúdio fosse lida e aprovada em plenário. “O Legislativo de Maceió tem sido solidário com a população que está sendo prejudicada pela ausência de serviços da BRK. Sigo cobrando da empresa que se tome providência para resolver os problemas de saneamento em Maceió, e busque efetivar um trabalho de qualidade e não o que está ocorrendo nos bairros”, disse a vereadora.

Por fim, o vereador David Empregos lembrou que os transtornos causados pela BRK Ambiental em Maceió são uma infeliz realidade desde que o Governo do Estado celebrou, em 2020, um contrato de concessão dos serviços de água e esgoto, retirando da Companhia de Água e Esgoto (Casal), a responsabilidade pelo saneamento.
A vereadora Teca Nelma também contribuiu com o debate, reforçando que é a favor da estatização dos serviços de saneamento em Maceió.
Ainda na sessão desta terça (7), os parlamentares usaram a tribuna da Casa para uma série de pronunciamentos com abordagem sobre saúde, mobilidade urbana, educação e segurança pública.
Veja também
Últimas notícias

Genial/Quaest: governo Lula é aprovado por 48% e desaprovado por 49%
![[Vídeo] Drone ajuda a localizar 12 kg de maconha durante ação contra investigados da Operação Sertanejo](https://img.7segundos.com.br/C3b0YE6jcTwT4Ioexwh3C8F_Xgk=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-10-08-at-093311.jpeg)
[Vídeo] Drone ajuda a localizar 12 kg de maconha durante ação contra investigados da Operação Sertanejo

Deputado Fábio Costa celebra PEC que garante aposentadoria integral e valorização a agentes de saúde e endemias

Detento foge do Presídio Baldomero Cavalcanti após ser levado para enfermaria

Ronaldo Lessa confirma presença em Arapiraca na Ação + Centro Novo

PF cumpre quase 200 mandados contra abuso sexual infantojuvenil em Alagoas e outros estados
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
