Presidentes de câmaras da Região Metropolitana de Maceió lançam manifesto contra BRK
Vereadores também criaram uma Frente Parlamentar Intermunicipal para cobrar respostas da empresa e medidas dos órgãos fiscalizadores
Presidentes de sete câmaras de vereadores das cidades da Região Metropolitana de Maceió e a União dos Vereadores de Alagoas (Uveal) se reuniram, nesta quarta-feira (08), e elaboraram um manifesto com uma série de cobranças para a BRK.
O encontro ocorreu um dia após a Câmara Municipal de Maceió aprovar uma moção de repúdio coletiva pela má prestação de serviço por parte da concessionária de água e esgoto, aprovada durante a sessão.
Os presidentes das câmaras de Maceió, Chico Filho, Yuri Cortez, de Marechal Deodoro, Júnior Andrade, de Satuba, Rogério Silva, de Rio Largo, Haroldo Nascimento, de Paripueira, Fan do Lava Jato, da Barra de Santo Antônio, Flávia Oliveira, primeira secretária de Santa Luzia do Norte, e o presidente da Uveal, Neto Bonfim também formalizaram a criação de uma Frente Parlamentar Intermunicipal para tratar do assunto.
As demandas da população, que são comuns a todas as cidades da região, e que chegam continuamente aos parlamentares serão levadas de forma oficial pela Frente ao Ministério Público do Estado (MPE), à Agência Reguladora de Serviços (Arsal) e à BRK.
O documento cita ruas destruídas após intervenções, atendimentos sem resolução, cobranças incompatíveis com o serviço, entre outros problemas, e exige da BRK que apresente em até 15 dias um plano emergencial com metas e prazos de investimentos, indicadores por bairro e calendário de obras.
A Frente cobra ainda que a empresa mantenha um portal na internet com informações em tempo real sobre a qualidade da água, ocorrências e interrupções, que faça as devidas compensações de falta d’água na fatura e realize a recomposição do pavimento de forma imediata e dentro do padrão técnico, além de manter atendimento ao público 24 horas.
O presidente Chico Filho disse que as câmaras estudam ainda a possibilidade de apresentar um projeto de lei em conjunto para cobrar da empresa respostas às demandas da população.
“Nós, presidentes das câmaras da região metropolitana, insatisfeitos com a prestação de serviços da BRK, e muito cobrados pela população, resolvemos nos reunir. E enquanto câmaras, vamos propor audiências públicas, visitas técnicas, vamos criar centrais de recebimento de denúncias e, quando necessário, acionaremos o Procon, o Ministério Público, o Tribunal de Contas e a Ordem dos Advogados de Brasil”, pontuou.
O vereador Yuri Cortez, presidente da Câmara de Marechal Deodoro, reforçou que o objetivo do encontro foi unir forças. “A gente vem recebendo várias reclamações da nossa sociedade, da população, e a gente veio aqui para, juntos, poder dar uma resposta à sociedade dessa má prestação de serviço”, afirmou.
Neto Bonfim, presidente da Uveal, ressaltou o apoio da entidade aos representantes da Região Metropolitana por enfrentarem um problema que ele aponta como generalizado no Estado. “Apoiamos porque vemos que o consumidor vem sendo lesado. Precisamos nos unir, até mesmo porque em outras regiões, onde outros consórcios atendem, o problema se repete, é a má prestação de serviço. Então temos que dar as mãos e nos unir por uma causa só”, declarou.
Últimas notícias
Trump anuncia tarifa de 10% contra Dinamarca e outros países contrários a compra da Groelândia
Líderes do Mercosul e da UE assinam acordo e defendem multilateralismo
Óleo na pista causa acidentes em ladeira na Gruta, em Maceió
Animais silvestres mantidos ilegalmente são resgatados de residência na Mangabeiras
[Vídeo] Associação dos Profissionais do Táxi de Maceió emite nota de repúdio às ações da SMTT de Marechal Deodoro
CRB lança ação solidária de doação de sangue em parceria com o Hemoal
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
