Justiça determina manutenção de vínculo empregatício de vítima de violência doméstica
Mulher foi ameaçada de ser demitida após chamar a polícia para protegê-la contra o seu agressor, que descumpriu medida protetiva
O 1º Juizado da Mulher de Maceió determinou a manutenção do vínculo empregatício de uma vítima de violência doméstica ameaçada de ser demitida após chamar a polícia para protegê-la contra o seu agressor. A decisão, da juíza Soraya Maranhão, foi divulgada nesta quinta-feira (9) e foi proferida na última sexta (3).
De acordo com os autos, o agressor violou a distância estabelecida pela Justiça, chegando a estar em um raio de apenas 36 metros da vítima. A mulher, que trabalha em um restaurante, foi surpreendida pelo acionamento automático do botão do pânico e ligou para a polícia.
Quando a polícia chegou, o homem já havia se evadido do local. Após o ocorrido, a proprietária do restaurante ameaçou demitir a mulher, dizendo não querer que a imagem do estabelecimento esteja relacionada a ocorrências policiais.
De acordo com a juíza, a manutenção do vínculo trabalhista está prevista na Lei Maria da Penha. "Trata-se de um mecanismo legal que protege a mulher de perder seu emprego por motivo de violência sofrida, garantindo condições mínimas para que ela possa se reorganizar, proteger-se e reconstruir sua vida, sem ser penalizada duplamente pela violência e pela perda de renda", afirmou.
A magistrada determinou que o empregador seja formalmente cientificado sobre a necessidade de manutenção do vínculo trabalhista por até seis meses, com preservação da remuneração e benefícios, enquanto durar a situação de risco.
Veja também
Últimas notícias
Justiça mantém júri popular de empresário acusado de matar PM em Arapiraca
Expectativa de vida no país sobe para 76,6 anos, a maior já registrada
Homem é preso em Arapiraca com quase 600 g de maconha no bairro Verdes Campos
Polícia Civil investiga acidente que matou estudante do Ifal em Santana do Ipanema
Predomínio de sol marca o fim de semana em AL com alerta para baixa umidade no Sertão
Falta de energia afeta fornecimento de água para locais do Passo de Camaragibe
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
