Saúde

Deputado denuncia calote que pode paralisar atendimentos de neurocirurgia em AL

A cooperativa é responsável pelos atendimentos de Neurologia e Neurocirurgia no HGE, em Maceió, e HEA, em Arapiraca

Por 7Segundos com Assessoria 10/10/2025 17h05 - Atualizado em 11/10/2025 19h07
Deputado denuncia calote que pode paralisar atendimentos de neurocirurgia em AL
Deputado Alfredo Gaspar também divulgou um vídeo sobre o caso - Foto: Reprodução/Redes Sociais

O deputado federal Alfredo Gaspar denunciou, em vídeo divulgado nas redes sociais, um novo atraso de pagamentos na área da saúde pública de Alagoas. Segundo o parlamentar, a COOPNEURO — Cooperativa dos Neurocirurgiões do Estado de Alagoas — anunciou a suspensão dos serviços a partir deste sábado (11), devido a cinco meses de atraso nos repasses por parte da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

A cooperativa é responsável pelos atendimentos de Neurologia e Neurocirurgia no Hospital Geral do Estado (HGE) e na Unidade de Emergência Dr. Daniel Houly, em Arapiraca. A paralisação pode comprometer atendimentos de urgência e emergência, deixando pacientes sem assistência em casos graves, como AVC e traumatismos cranianos.

“Cinco meses de calote. Essa situação coloca em risco a vida de milhares de alagoanos. É preciso resolver imediatamente”, afirmou o deputado em sua publicação.

A Coopneuro divulgou uma nota a respeito da situação enfrentada. Confira, na íntegra,logo abaixo:


A secretaria de saúde de Alagoas (Sesau) se pronunciou sobre o assunto, confira a nota na integra:


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) esclarece que não há paralisação dos serviços de neurocirurgia no Hospital Geral do Estado (Maceió) e no Hospital de Emergência do Agreste (Arapiraca) neste sábado (11). O atendimento aos pacientes é mantido integralmente, sem interrupções.

A Sesau também informa que quitou parte do passivo financeiro e garante a regularização da situação o mais breve possível, cumprindo todos os compromissos firmados.

A Secretaria preza pela continuidade e a qualidade da assistência à saúde em Alagoas, e repudia as informações inverídicas que estão sendo divulgadas na internet sobre a paralisação dos atendimentos. Inclusive, a Cooperativa dos Neurocirurgiões de Alagoas (Coopneuro-AL) já veio a público desmentir a interrupção dos serviços.