Dia da Criança: Plid alerta que data, para além de presentear, também é para cuidar
Plid alerta que o desaparecimento infantil é uma realidade que pode ser evitada
O dia 12 de Outubro deixa milhares de crianças sob expectativa e o motivo é um só: ganhar presentes. Os pais e outros familiares, por sua vez, desdobram-se para surpreendê-las, para notar em seus rostos a felicidade diante do brinquedo recebido. Mas, o Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (Plid/AL), do Ministério Público de Alagoas (MPAL), seguindo as orientações do Sistema Nacional de Localização de Desaparecidos (Sinalid) ressalta que amar é muito mais que presentear, é cuidar e proteger, por isso, é preciso aproveitar o momento festivo para recapitular os cuidados e a observância ao redor.
No Dia das Crianças, costumeiramente, muitas festas são programadas e as famílias aproveitam para proporcionar um dia diferente para elas. No entanto, seja em locais públicos, como praças e parques, em clubes ou shoppings, a atenção deve ser redobrada para evitar que se tornem estatística de desaparecimento.
“Aproveitamos a data para alertar os pais sobre suas responsabilidades no tocante à segurança dos seus filhos. Pois, todos sabemos que, em um piscar de olhos, numa desatenção, muitas coisas podem ocorrer. O Plid, com isso, faz um trabalho preventivo, lembrando, por exemplo, que uma pulseira de identificação, uma conversa orientando para não se aproximar de pessoas estranhas, para não receber nada de ninguém já é um grande avanço. É preciso educarmos as crianças, conscientizá-las desde cedo, mas com a convicção de que toda a responsabilidade é nossa, pois são vulneráveis e não respondem por seus atos. Então, no dia escolhido para presenteá-las, homenageá-las, que os pais reflitam e assumam o compromisso de proteger ainda mais”, destaca a coordenadora do Plid/AL, promotora de Justiça Marluce Falcão.
O Plid alerta que o desaparecimento infantil é uma realidade que pode ser evitada. Em Alagoas, de todo o quadro, ele atinge um percentual de cerca de 2%. Muitos casos foram solucionados, outros ainda exigem a continuação das buscas. Por tal motivo, o Plid/AL elencou, na ordem, alguns cuidados indispensáveis. Se sair com suas crianças:
1- Identifique-as com pulseiras ou crachás
2- Mantenha supervisão constante
3- Oriente para não aceitaram nada de estranhos
4- Ensine a reconhecer agentes públicos (bombeiros e policiais)
5- Providencie documentação básica
E um ponto extremamente importante: Em caso de desaparecimento, é MITO ter que esperar 24 horas para fazer o Boletim de Ocorrência, ele deve ser feito imediatamente, É LEI. Se os pais e familiares não informarem o desaparecimento assim que ocorrer, podem, inclusive, ser responsabilizados.
O Plid/AL deseja que o dia 12 de outubro seja de muito amor, muita diversão, sem tristeza e sem registros de crianças desaparecidas em seu sistema.
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
