Dia da Criança: Plid alerta que data, para além de presentear, também é para cuidar
Plid alerta que o desaparecimento infantil é uma realidade que pode ser evitada
O dia 12 de Outubro deixa milhares de crianças sob expectativa e o motivo é um só: ganhar presentes. Os pais e outros familiares, por sua vez, desdobram-se para surpreendê-las, para notar em seus rostos a felicidade diante do brinquedo recebido. Mas, o Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (Plid/AL), do Ministério Público de Alagoas (MPAL), seguindo as orientações do Sistema Nacional de Localização de Desaparecidos (Sinalid) ressalta que amar é muito mais que presentear, é cuidar e proteger, por isso, é preciso aproveitar o momento festivo para recapitular os cuidados e a observância ao redor.
No Dia das Crianças, costumeiramente, muitas festas são programadas e as famílias aproveitam para proporcionar um dia diferente para elas. No entanto, seja em locais públicos, como praças e parques, em clubes ou shoppings, a atenção deve ser redobrada para evitar que se tornem estatística de desaparecimento.
“Aproveitamos a data para alertar os pais sobre suas responsabilidades no tocante à segurança dos seus filhos. Pois, todos sabemos que, em um piscar de olhos, numa desatenção, muitas coisas podem ocorrer. O Plid, com isso, faz um trabalho preventivo, lembrando, por exemplo, que uma pulseira de identificação, uma conversa orientando para não se aproximar de pessoas estranhas, para não receber nada de ninguém já é um grande avanço. É preciso educarmos as crianças, conscientizá-las desde cedo, mas com a convicção de que toda a responsabilidade é nossa, pois são vulneráveis e não respondem por seus atos. Então, no dia escolhido para presenteá-las, homenageá-las, que os pais reflitam e assumam o compromisso de proteger ainda mais”, destaca a coordenadora do Plid/AL, promotora de Justiça Marluce Falcão.
O Plid alerta que o desaparecimento infantil é uma realidade que pode ser evitada. Em Alagoas, de todo o quadro, ele atinge um percentual de cerca de 2%. Muitos casos foram solucionados, outros ainda exigem a continuação das buscas. Por tal motivo, o Plid/AL elencou, na ordem, alguns cuidados indispensáveis. Se sair com suas crianças:
1- Identifique-as com pulseiras ou crachás
2- Mantenha supervisão constante
3- Oriente para não aceitaram nada de estranhos
4- Ensine a reconhecer agentes públicos (bombeiros e policiais)
5- Providencie documentação básica
E um ponto extremamente importante: Em caso de desaparecimento, é MITO ter que esperar 24 horas para fazer o Boletim de Ocorrência, ele deve ser feito imediatamente, É LEI. Se os pais e familiares não informarem o desaparecimento assim que ocorrer, podem, inclusive, ser responsabilizados.
O Plid/AL deseja que o dia 12 de outubro seja de muito amor, muita diversão, sem tristeza e sem registros de crianças desaparecidas em seu sistema.
Últimas notícias
Polícia do Rio não consegue localizar Pedro, do BBB26
Banco do Nordeste sofre ataque hacker e suspende temporariamente Pix
Deputada Cibele Moura acompanha entrega da nova unidade da Oplit, na Ponta Verde: "Mais segurança para população"
Preso revela detalhes do plano para matar supervisor da base do CRB
Defensoria Pública leva atendimento jurídico gratuito ao Benedito Bentes nesta semana
Polícia Militar prende dois homens por violência doméstica em Penedo
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
