'Moça com Brinco de Pérola': historiador diz que 'musa' de Vermeer era menina de 10 anos
Criança, cujos pais eram de seita cristã, estava vestida como Maria Madalena, revelou Andrew Graham-Dixon
O historiador da arte Andrew Graham-Dixon afirmou que, após estudo, ter chegado à identidade da "musa" de Johannes Vermeer (1632-1675) na icônica pintura "Moça com brinco de pérola".
Graham-Dixon contou que Vermeer, que pintou a obra famosa em 1665, trabalhou quase exclusivamente para o casal holandês Pieter Claeszoon van Ruijven e Maria de Knuijt em Delft, Holanda, que faziam parte de uma seita cristã radical chamada Remonstrantes, relatou o "Telegraph".
Assim, concluiu o especialista, a "moça" retratada na tela, trata-se de Magdalena, que tinha 10 anos à época. Ela era filha do casal que costumava encomendar as telas do pintor holandês.
"Ela (Magdalena) teria 12 anos no outono de 1667 e, supondo que fosse uma colegiada (integrante de seite), de uma ramificação mais radical como seus pais, ela teria solenemente firmado seu compromisso com Cristo naquela idade", afirmou o historiador.
Graham-Dixon observou que a menina estava vestida como Maria Madalena, seguidora de Jesus — os Remonstrantes modelaram suas vidas em Maria Madalena e outros seguidores de Jesus.
Uma das telas mais conhecidas do mundo, "Moça com brinco de pérola', de Johannes Vermeer (1632 -1675), fascina o público há séculos — e agora os cientistas acreditam saber o porquê, medindo como o cérebro reage quando a obra é vista.
O Museu Mauritshuis, em Haia, na Holanda, que abriga a obra-prima do século XVII contratou neurocientistas para medir a produção cerebral ao ver o retrato e outras obras conhecidas. Eles descobriram que o espectador passa por um fenômeno neurológico especial que eles chamaram de "loop de atenção sustentado", que acreditam ser exclusivo da obra do pintor holandês.
O olho do espectador é automaticamente atraído primeiro para o próprio olho da garota, depois para a boca, depois para a pérola, depois de volta para o olho — e assim continua."
"Isso faz com que você olhe para a pintura por mais tempo do que outras", explicou Martin de Munnik, da empresa de pesquisa Neurensics, que realizou o estudo. "Você tem que prestar atenção, quer queira ou não. Você tem que amá-la, quer queira ou não", acrescentou ele.
Vermeer foi um pintor especializado em cenas de interiores domésticos da vida da classe média. Ele é considerado um dos maiores pintores da Era de Ouro holandesa. O artista foi um pintor de gênero provinciano moderadamente bem-sucedido, reconhecido em Delft e Haia.
Últimas notícias
Deputados Leonam e Fernando Pereira votam contra aumento do ICMS em Alagoas
Moraes concede prisão domiciliar humanitária a Augusto Heleno
ALE aprova 14º salário para servidores da Educação em Alagoas
Capotamento deixa dois feridos no distrito Cana Brava, em São Sebastião
Leonardo Dias cobra aplicação de lei após pichação da Associação Comercial
Ações da Havaianas caem na bolsa em meio à polêmica política
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
