Audiência pública recebe sugestões de vereadores e sociedade civil para o PPA
Plano Plurianual foi debatido nesta segunda-feira, na Câmara Municipal de Maceió; texto pode receber propostas de emendas de 21 a 27 de outubro
Vereadores, técnicos e representantes da sociedade civil discutiram, em audiência pública nesta segunda-feira (20), detalhes do Plano Plurianual (PPA) do Município de Maceió para o período de 2026 a 2029. O projeto de lei foi enviado pela Prefeitura no dia 30 de setembro para apreciação da Câmara Municipal.
O PPA é o principal instrumento de planejamento de médio prazo da administração, e define diretrizes, objetivos e metas a partir da projeção da receita. Para o período, está estimada receita total de R$ 22,6 bilhões, sendo R$ 5,5 bilhões já em 2026.
O presidente da Comissão de Orçamento, vereador Samyr Malta, explica que a audiência é o momento de ouvir propostas e avaliar a necessidade de emendas que possam entrar no PPA e na Lei Orçamentária Anual, a LOA. O prazo para as propostas vai de 21 a 27 de outubro.
“Essas emendas vão ser analisadas pelas comissões e, posteriormente, colocadas no texto, caso sejam aprovadas. O PPA ainda está em análise, já que esse é o papel do Legislativo, e vamos ver as prioridades para redirecionar ou manter os valores destinados a cada área”, afirmou.
A presidente da Comissão de Constituição e Justiça, vereadora Olívia Tenório, ressaltou a importância da participação popular e lembrou que os parlamentares ainda podem receber sugestões e sugerir alterações no texto. É de extrema importância que a sociedade participe e apresente as suas necessidades. Dentro do que nos cabe, vamos dar prioridade a todas as ações que precisam de prioridade”, confirmou.
Os detalhes do PPA foram apresentados pelo analista de Planejamento e Orçamento da Câmara, Luís Carlos Omena Júnior. Ele destacou o embasamento legal da legislação e explicou que o texto vigora a partir do segundo ano de mandato do atual prefeito até o primeiro ano do próximo mandato.
O técnico ainda apontou a existência de diretrizes que atendem as demandas das oito regiões administrativas de Maceió. “Constam também despesas, por exemplo, com obras, com a manutenção dessas obras e com o custeio, além dos programas de duração continuada, sendo os principais a Educação, a Assistência Social e a Saúde”.
Representantes da sociedade civil também participaram. A presidente da Associação das Famílias de Anjos, Alessandra Hora, pediu maior destinação de recursos para a Assistência Social, que apontou como porta de entrada para pessoas em vulnerabilidade. E o representante da Associação de Pais de Alunos do Estado, Erivaldo Paulino, solicitou reforço no transporte coletivo para estudantes da rede pública.
A vereadora Teca Nelma também demonstrou preocupação com os recursos previstos para a Assistência Social, tendo em vista também os impactos do desastre ambiental provocado pela Braskem. O vereador Leonardo Dias concordou com a colocação, por entender que a manutenção dos Centros Pop e do serviço de acolhimento para população em situação de rua exige maior investimento.
O vereador Thiago Prado comemorou a previsão do programa Segurança Cidadã no PPA, mas ressaltou a necessidade de ampliar o monitoramento por vídeo em toda a capital e de realizar concurso público para a Guarda Municipal. A vereadora Silvania Barbosa reforçou o pedido por ampliação do número de guardas e ainda citou o aumento do número de Caps como demanda da população.
Também estiveram presentes os vereadores Silvio Filho e Milton Ronalsa, o subsecretário de Orçamento Municipal de Maceió, Marcos Antônio Mero Sales, e o diretor especial de Planejamento Municipal, Jailton Nicácio.
Últimas notícias
Deputados Leonam e Fernando Pereira votam contra aumento do ICMS em Alagoas
Moraes concede prisão domiciliar humanitária a Augusto Heleno
ALE aprova 14º salário para servidores da Educação em Alagoas
Capotamento deixa dois feridos no distrito Cana Brava, em São Sebastião
Leonardo Dias cobra aplicação de lei após pichação da Associação Comercial
Ações da Havaianas caem na bolsa em meio à polêmica política
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
