Audiência pública recebe sugestões de vereadores e sociedade civil para o PPA
Plano Plurianual foi debatido nesta segunda-feira, na Câmara Municipal de Maceió; texto pode receber propostas de emendas de 21 a 27 de outubro

Vereadores, técnicos e representantes da sociedade civil discutiram, em audiência pública nesta segunda-feira (20), detalhes do Plano Plurianual (PPA) do Município de Maceió para o período de 2026 a 2029. O projeto de lei foi enviado pela Prefeitura no dia 30 de setembro para apreciação da Câmara Municipal.
O PPA é o principal instrumento de planejamento de médio prazo da administração, e define diretrizes, objetivos e metas a partir da projeção da receita. Para o período, está estimada receita total de R$ 22,6 bilhões, sendo R$ 5,5 bilhões já em 2026.
O presidente da Comissão de Orçamento, vereador Samyr Malta, explica que a audiência é o momento de ouvir propostas e avaliar a necessidade de emendas que possam entrar no PPA e na Lei Orçamentária Anual, a LOA. O prazo para as propostas vai de 21 a 27 de outubro.
“Essas emendas vão ser analisadas pelas comissões e, posteriormente, colocadas no texto, caso sejam aprovadas. O PPA ainda está em análise, já que esse é o papel do Legislativo, e vamos ver as prioridades para redirecionar ou manter os valores destinados a cada área”, afirmou.
A presidente da Comissão de Constituição e Justiça, vereadora Olívia Tenório, ressaltou a importância da participação popular e lembrou que os parlamentares ainda podem receber sugestões e sugerir alterações no texto. É de extrema importância que a sociedade participe e apresente as suas necessidades. Dentro do que nos cabe, vamos dar prioridade a todas as ações que precisam de prioridade”, confirmou.
Os detalhes do PPA foram apresentados pelo analista de Planejamento e Orçamento da Câmara, Luís Carlos Omena Júnior. Ele destacou o embasamento legal da legislação e explicou que o texto vigora a partir do segundo ano de mandato do atual prefeito até o primeiro ano do próximo mandato.
O técnico ainda apontou a existência de diretrizes que atendem as demandas das oito regiões administrativas de Maceió. “Constam também despesas, por exemplo, com obras, com a manutenção dessas obras e com o custeio, além dos programas de duração continuada, sendo os principais a Educação, a Assistência Social e a Saúde”.
Representantes da sociedade civil também participaram. A presidente da Associação das Famílias de Anjos, Alessandra Hora, pediu maior destinação de recursos para a Assistência Social, que apontou como porta de entrada para pessoas em vulnerabilidade. E o representante da Associação de Pais de Alunos do Estado, Erivaldo Paulino, solicitou reforço no transporte coletivo para estudantes da rede pública.
A vereadora Teca Nelma também demonstrou preocupação com os recursos previstos para a Assistência Social, tendo em vista também os impactos do desastre ambiental provocado pela Braskem. O vereador Leonardo Dias concordou com a colocação, por entender que a manutenção dos Centros Pop e do serviço de acolhimento para população em situação de rua exige maior investimento.
O vereador Thiago Prado comemorou a previsão do programa Segurança Cidadã no PPA, mas ressaltou a necessidade de ampliar o monitoramento por vídeo em toda a capital e de realizar concurso público para a Guarda Municipal. A vereadora Silvania Barbosa reforçou o pedido por ampliação do número de guardas e ainda citou o aumento do número de Caps como demanda da população.
Também estiveram presentes os vereadores Silvio Filho e Milton Ronalsa, o subsecretário de Orçamento Municipal de Maceió, Marcos Antônio Mero Sales, e o diretor especial de Planejamento Municipal, Jailton Nicácio.
Últimas notícias

Lula nomeia Guilherme Boulos para Secretaria-Geral da Presidência

Petrobras reduz preço da gasolina em 4,9% para distribuidoras

Mãe vive angústia há oito dias com desaparecimento da filha e da neta em Rio Largo

PC fala sobre investigação de caso de mãe e filha desaparecidas

Leonardo Dias destaca necessidade de políticas públicas no enfrentamento à mendicância infantil

Júri condena genro a 31 anos de prisão por matar sogra e esconder corpo em geladeira
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável

Colégio Santa Cecília esclarece denúncia sobre telhado caindo na unidade em Arapiraca

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'
