Após denúncia do MPF, Teca Nelma cobra condenação da Braskem e reparação às famílias afetadas em Maceió
No plenário, a parlamentar explicou que denúncia do MPF atribui à Braskem uma série de crimes previstos na legislação penal
Durante a sessão da Câmara Municipal desta terça-feira (21), a vereadora Teca Nelma (PT) voltou a denunciar o que classifica como o “maior crime socioambiental em curso no mundo”, o desastre provocado pela mineração da Braskem em Maceió. Em discurso na Câmara Municipal, a parlamentar destacou as novas denúncias apresentadas nesta semana pelo Ministério Público Federal (MPF) contra a petroquímica e reforçou a necessidade de punição aos responsáveis e reparação às famílias atingidas.
No plenário, a parlamentar explicou que denúncia do MPF atribui à Braskem uma série de crimes previstos na legislação penal, entre eles: poluição qualificada que tornou áreas inteiras impróprias para ocupação humana, apresentação de estudos ambientais falsos ou incompletos, exploração irregular de bens da União, dano qualificado ao patrimônio público, falsidade ideológica e crimes funcionais contra a administração ambiental.
Para a vereadora, o avanço das investigações representa um passo importante na luta por justiça. “Foram 60 mil pessoas expulsas de suas casas, que perderam não só seus imóveis, mas suas histórias, seus vínculos e sua forma de sustento. O que aconteceu em Maceió é um crime com consequências humanas e sociais irreparáveis. Precisamos cobrar responsabilização e cuidado com quem foi deixado para trás”, afirmou.
Teca questionou o destino dos recursos oriundos do acordo firmado entre a Prefeitura de Maceió e a Braskem, no valor de R$ 1,7 bilhão. “Cadê o Fundo de Amparo ao Morador? Cadê a relocação digna de quem ainda vive isolado nos Flexais, no Bom Parto, nas quebradas? Esse dinheiro precisa chegar à ponta, a quem mais sofreu com o colapso”, cobrou.
A parlamentar lembrou ainda que, em 2023, propôs a criação de uma Comissão Especial de Investigação (CEI) para apurar as responsabilidades do poder público e da empresa, mas o pedido não obteve o número mínimo de assinaturas entre os vereadores. “Mesmo sem o apoio necessário à época, continuamos firmes na cobrança por transparência e justiça. Essa denúncia do MPF reacende a esperança de que o caso não ficará impune”, disse.
Últimas notícias
Grupo de Capoeira Mandingueiros de Penedo celebra 18 anos de atividades
Programa “Esporte para Todos” é lançado com grande participação popular em Palmeira dos Índios
Ex-jogador Raí será palestrante durante Semana do MEI em Penedo
Soldado de Israel faz foto com cigarro na boca de Virgem Maria
Casamento de 23 anos acaba após marido trocar mulher por monge
Influenciadora se transforma em Michael Jackson com maquiagem. Veja fotos
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
