Saúde

Saiba quais são as unidades da rede estadual de saúde que ofertam serviços odontológicos

Cirurgiões dentistas atuam em unidades hospitalares e na Rede de Urgência Pré-Hospitalar para assistir à população

Por 7Segundos com Ascom Sesau 24/10/2025 18h06
Saiba quais são as unidades da rede estadual de saúde que ofertam serviços odontológicos
Cirurgiões dentistas atuam nas UPAs e em unidades como o HGE, Hospital do Coração e Ambulatório de Hematologia do Hemoal - Foto: Carla Cleto / Ascom Sesau

Além da Atenção Primária em Saúde (APS), gerenciada pelas Secretarias Municipais de Saúde (SMSs), os serviços odontológicos são disponibilizados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Além de atuarem na assistência hospitalar, no tratamento de problemas odontológicos de pacientes internados para tratar outras patologias, os cirurgiões dentistas atuam também na Rede de Urgência Pré-Hospitalar.

Na rede estadual de saúde, os serviços odontológicos são disponibilizados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para casos de urgência. Já nos casos de emergência e traumatologia bucomaxilofacial, o serviço é disponibilizado no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió.

O serviço de odontologia também é ofertado no Hospital do Coração Alagoano, que oferece assistência odontológica hospitalar para pacientes internados. E de forma ambulatorial, o serviço é disponibilizado pelo Ambulatório de Hematologia do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), exclusivamente para pacientes que tratam doenças hematológicas.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Saúde Bucal da Sesau, Lisiane Torres, no caso dos serviços disponibilizados pela Atenção Primária em Saúde, ofertados pelos municípios, a Sesau presta assistência técnica. “A gestão estadual oferece apoio às unidades municipais com capacitações e investimentos na educação continuada dos profissionais”, ressaltou.

Saúde Bucal


Vale lembrar que, em maio de 2023, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a Lei que inclui a Política Nacional de Saúde Bucal, também conhecida como Brasil Sorridente, na Lei Orgânica da Saúde. Com isso, o acesso a atendimento odontológico no Sistema Único de Saúde (SUS) se tornou obrigatório e a saúde bucal passa a ser um direito de todos os brasileiros, garantido por lei.

Desde então, os serviços odontológicos na Rede de Saúde Pública têm sido ampliados para melhor atender a todos.