Política

“Não há motivo para desavença entre Brasil e EUA”, afirma Lula em reunião com Trump na Malásia

Presidente dos Estados Unidos sinalizou que pode fazer acordo com o Brasil

Por 7segundos 26/10/2025 07h07 - Atualizado em 26/10/2025 09h09
“Não há motivo para desavença entre Brasil e EUA”, afirma Lula em reunião com Trump na Malásia
Os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - Foto: Evelyn Hockstein/Reuters

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, na madrugada deste domingo (26), com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Malásia. Durante breve atendimento à imprensa antes do início da conversa, Lula afirmou que “não há motivo para desavença entre o Brasil e os Estados Unidos” e destacou o interesse em manter uma relação próxima e produtiva entre os dois países.

“Temos todo interesse em ter uma relação extraordinária com os Estados Unidos. Tenho certeza de que, quando dois presidentes se reúnem e expõem seus pontos de vista, chegam a um acordo”, declarou Lula.

O presidente brasileiro disse estar otimista com o diálogo e adiantou que “a imprensa vai ter boas notícias quando acabar a reunião”. Segundo ele, a pauta de discussões é extensa e inclui temas estratégicos para a cooperação bilateral.

“Não sei se o Trump vai ter tempo para discutir todos os assuntos, mas eu tenho uma longa pauta para discutir com os EUA. Eu trouxe por escrito e vou lhe passar uma cópia em inglês”, acrescentou.

Ainda na entrevista conjunta, Trump foi questionado sobre a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado e se o tema estava na pauta do encontro. O ex-presidente americano evitou comentar, respondendo apenas: “não é da sua conta”.

O encontro começou por volta das 4h40, com participação da imprensa nos primeiros minutos. A conversa entre os presidentes foi encerrada cerca de uma hora depois, às 5h45.