Hemoal promove cadastro para doação de medula óssea na Bienal do Livro
A ação ocorreu na tarde desta segunda-feira (3), no estande da Uncisal, montado no evento literário
O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) promoveu, na tarde desta segunda-feira (3), ação itinerante para cadastro de doadores de medula óssea na Bienal Internacional do Livro, no bairro Jaraguá, em Maceió. A ação ocorreu no estande da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), em parceria com o grupo Doutores da Alegria.
Durante a ação, 36 pessoas se cadastraram e, a partir de agora, integram o Registro de Doadores de Medula Óssea (Redome). Com isso, Alagoas já conta com quase 70 mil voluntários cadastrados e que estão preparados para salvar a vida de pessoas que precisam do transplante.
A medida ajuda a encontrar doadores voluntários para ajudar a salvar a vida de pessoas acometidas por doenças hematológicas. Entre estas doenças está a leucemia, cujas pessoas acometidas precisam do transplante de medula óssea.
E como para cada 100 mil doadores cadastrados, apenas um será compatível com um receptor, é necessário ampliar o número de voluntários cadastrados para a doação. "Por isso promovemos esta ação durante a Bienal Internacional do Livro, para aumentar o número de alagoanos cadastrados no Redome", frisou a assistente social do Hemoal, Rayara Andrade.

Cadastro
Para se cadastrar como doador de medula óssea é necessário ter entre 18 a 35 anos de idade, portar um documento de identificação com foto, comprovante de residência e o Cartão SUS. Após apresentar a documentação, o candidato faz a doação de 5 ml de sangue, visando analisar se o código genético é compatível com o de um receptor.
Estão impedidos de se cadastrar como doadores de medula óssea os voluntários que tenham histórico de câncer hematológico ou doença autoimune, como o lúpus. Caso o voluntário também seja acometido por uma doença infectocontagiosa, como a Aids, é proibido de se candidatar para o cadastro.
A doação
Vale ressaltar que, caso haja compatibilidade com um paciente que precisa do transplante de medula óssea, o doador será convocado para realizar exames complementares. A doação de e medula óssea consiste em uma punção na medula óssea, que não deve ser confundida com a coluna vertebral, e o doador é liberado em até 48 horas.
Últimas notícias
Gabinete Itinerante da deputada Gabi Gonçalves leva serviços gratuitos a Maribondo
Rafael Brito defende revisão urgente do cálculo do piso nacional dos professores
Presidente do Grupo Corona é encontrado morto após sequestro no interior do México
Trump diz que mulher morta por agente do ICE “causava desordem”
IMA orienta sobre suspensão temporária de serviços do Cadastro Ambiental Rural
Mãe e filho mortos por choque elétrico em pousada de Maragogi são sepultados em SP
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
