Hemoal promove cadastro para doação de medula óssea na Bienal do Livro
A ação ocorreu na tarde desta segunda-feira (3), no estande da Uncisal, montado no evento literário
O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) promoveu, na tarde desta segunda-feira (3), ação itinerante para cadastro de doadores de medula óssea na Bienal Internacional do Livro, no bairro Jaraguá, em Maceió. A ação ocorreu no estande da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), em parceria com o grupo Doutores da Alegria.
Durante a ação, 36 pessoas se cadastraram e, a partir de agora, integram o Registro de Doadores de Medula Óssea (Redome). Com isso, Alagoas já conta com quase 70 mil voluntários cadastrados e que estão preparados para salvar a vida de pessoas que precisam do transplante.
A medida ajuda a encontrar doadores voluntários para ajudar a salvar a vida de pessoas acometidas por doenças hematológicas. Entre estas doenças está a leucemia, cujas pessoas acometidas precisam do transplante de medula óssea.
E como para cada 100 mil doadores cadastrados, apenas um será compatível com um receptor, é necessário ampliar o número de voluntários cadastrados para a doação. "Por isso promovemos esta ação durante a Bienal Internacional do Livro, para aumentar o número de alagoanos cadastrados no Redome", frisou a assistente social do Hemoal, Rayara Andrade.

Cadastro
Para se cadastrar como doador de medula óssea é necessário ter entre 18 a 35 anos de idade, portar um documento de identificação com foto, comprovante de residência e o Cartão SUS. Após apresentar a documentação, o candidato faz a doação de 5 ml de sangue, visando analisar se o código genético é compatível com o de um receptor.
Estão impedidos de se cadastrar como doadores de medula óssea os voluntários que tenham histórico de câncer hematológico ou doença autoimune, como o lúpus. Caso o voluntário também seja acometido por uma doença infectocontagiosa, como a Aids, é proibido de se candidatar para o cadastro.
A doação
Vale ressaltar que, caso haja compatibilidade com um paciente que precisa do transplante de medula óssea, o doador será convocado para realizar exames complementares. A doação de e medula óssea consiste em uma punção na medula óssea, que não deve ser confundida com a coluna vertebral, e o doador é liberado em até 48 horas.
Últimas notícias
EUA, Rússia e Ucrânia encerram reuniões sem acordo sobre fim da guerra
França: 11 suspeitos são presos de morte de militante de ultradireita
Comoção marca sepultamento de Edlúcio Donato, liderança do Podemos em Maceió
Deputados retomam trabalho na Assembleia Legislativa com foco nas urnas
Arapiraquense necessita de doações de sangue para conseguir passar por cirurgia cardíaca em Maceió
Presidente do Solidariedade entra na briga por cadeira na Câmara Federal
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
