TJ inicia Semana da Conciliação com quase 3 mil casos pautados em Alagoas
Desembargador Tutmés Airan acompanha início dos trabalhos no Fórum de Maceió e destaca a importância da cultura do diálogo
Teve início nesta segunda-feira (3) a XX Semana Nacional da Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em todo o país. O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) está realizando mais de 2.900 audiências nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos (Cejuscs) e Juizados Especiais.
Entre os acordos celebrados no primeiro dia, está o de Allana Christine Pereira, que buscava regularizar a pensão alimentícia e o regime de convivência da filha com o pai.
“Consegui resolver da forma que eu queria. O que eu estou buscando é a minha paz, que é a melhor coisa. Achei que foi bastante rápido. Hoje a gente entrou em um acordo e eu saio satisfeita, graças a Deus”, relatou.
Durante a abertura dos trabalhos no Fórum da Capital, o desembargador Tutmés Airan, coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de
Conflitos (Nupemec), visitou o Cejusc conversou com equipes e jurisdicionados.
Para o magistrado, a conciliação representa uma forma mais eficiente e humanizada de solucionar conflitos.
“É uma prática que só traz vantagem para todo mundo que está envolvido, inclusive para o Poder Judiciário. O que você resolveria, pelos caminhos tradicionais, se entrar na cadeia recursal, em 10 anos, você pode resolver em uma conversa, em uma audiência”, afirmou o desembargador.
Tutmés Airan também enalteceu a Semana Nacional da Conciliação. “Está consolidada nacionalmente, incorporou-se ao calendário, e como sempre, o Tribunal de Justiça de Alagoas está engajado nessa iniciativa”.
A força-tarefa montada para a semana inclui audiências em todos os Cejuscs do estado, comarcas do interior e juizados especiais. As pautas contemplam ações de alimentos, guarda, visitas, divórcio, união estável e outras causas cíveis de menor complexidade.
Segundo a supervisora do Nupemec, Moacyra Rocha, no Fórum da Capital foram priorizados os casos de direito de família. “Vamos ter aqui no Fórum quase 900 audiências. A gente priorizou fazer casos de família, porque precisam de uma solução rápida”.
O Judiciário alagoano conta com mais de 30 Cejuscs na capital e no interior do estado. Clique aqui e confira o telefone e endereço de cada um.
https://www.tjal.jus.br/concil...
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 2.496 oportunidades disponíveis no Sine Alagoas
União política entre Dani da Elba e Arthur Lira marca entregas e consolida apoio a Arthur e Álvaro Lira em Maragogi
Festival Hermeto Pascoal consolida Arapiraca como novo polo da música instrumental no Brasil
Após cinco anos fechada, Prefeitura de Maragogi reabre as portas com sede totalmente reformada
Jovem morto por leoa em João Pessoa foi abandonado pela família e tinha o sonho de domar felinos, diz conselheira
Acidente entre carro e moto deixa mulher ferida na Rota do Mar, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
