TJ inicia Semana da Conciliação com quase 3 mil casos pautados em Alagoas
Desembargador Tutmés Airan acompanha início dos trabalhos no Fórum de Maceió e destaca a importância da cultura do diálogo
Teve início nesta segunda-feira (3) a XX Semana Nacional da Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em todo o país. O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) está realizando mais de 2.900 audiências nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos (Cejuscs) e Juizados Especiais.
Entre os acordos celebrados no primeiro dia, está o de Allana Christine Pereira, que buscava regularizar a pensão alimentícia e o regime de convivência da filha com o pai.
“Consegui resolver da forma que eu queria. O que eu estou buscando é a minha paz, que é a melhor coisa. Achei que foi bastante rápido. Hoje a gente entrou em um acordo e eu saio satisfeita, graças a Deus”, relatou.
Durante a abertura dos trabalhos no Fórum da Capital, o desembargador Tutmés Airan, coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de
Conflitos (Nupemec), visitou o Cejusc conversou com equipes e jurisdicionados.
Para o magistrado, a conciliação representa uma forma mais eficiente e humanizada de solucionar conflitos.
“É uma prática que só traz vantagem para todo mundo que está envolvido, inclusive para o Poder Judiciário. O que você resolveria, pelos caminhos tradicionais, se entrar na cadeia recursal, em 10 anos, você pode resolver em uma conversa, em uma audiência”, afirmou o desembargador.
Tutmés Airan também enalteceu a Semana Nacional da Conciliação. “Está consolidada nacionalmente, incorporou-se ao calendário, e como sempre, o Tribunal de Justiça de Alagoas está engajado nessa iniciativa”.
A força-tarefa montada para a semana inclui audiências em todos os Cejuscs do estado, comarcas do interior e juizados especiais. As pautas contemplam ações de alimentos, guarda, visitas, divórcio, união estável e outras causas cíveis de menor complexidade.
Segundo a supervisora do Nupemec, Moacyra Rocha, no Fórum da Capital foram priorizados os casos de direito de família. “Vamos ter aqui no Fórum quase 900 audiências. A gente priorizou fazer casos de família, porque precisam de uma solução rápida”.
O Judiciário alagoano conta com mais de 30 Cejuscs na capital e no interior do estado. Clique aqui e confira o telefone e endereço de cada um.
https://www.tjal.jus.br/concil...
Últimas notícias
Veja quais beneficiários recebem Auxílio Gás nesta segunda
Morre Weruscka Wanderley, ex-Miss Alagoas, aos 54 anos
Caminhão carregado de frutas tomba na BR-423, em Delmiro Gouveia
Kel Ferreti se apresenta à polícia e volta a ser preso por condenação por estupro
Homem é assassinado a tiros em via pública no Centro de Girau do Ponciano
Motorista embriagado foge após grave acidente e deixa homem em estado crítico em Taquarana
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
