Sala Sensorial da Semed Maceió encanta o público e reforça compromisso com a inclusão
Acolhedor e lúdico, espaço tem atraído crianças e adultos
A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas tem sido palco de experiências únicas e uma delas vem ganhando destaque entre visitantes de todas as idades: a Sala Sensorial. Criada pela Secretaria de Educação de Maceió (Semed), a iniciativa oferece um espaço de acolhimento, estímulo sensorial e inclusão, unindo sensibilidade, inovação e compromisso com uma educação para todos.
A subsecretária de Gestão Pedagógica da Semed, Tânia Almeida, destacou que a proposta tem encantado o público e reforçado a importância da inclusão em eventos e escolas. “A Sala Sensorial que está aqui na Bienal tem sido um movimento marcante, servindo para regular as crianças e também os adultos. Além de trabalhar com a inclusão, ela oferece um espaço de regulação emocional e sensibilidade”, afirmou.
Segundo Tânia, o espaço se tornou uma referência dentro da Bienal, atraindo famílias, educadores e estudantes da rede e de outras regiões. “Todo mundo quer entrar nesse espaço, porque além de ajudar as crianças, também acalma o adulto num evento tão movimentado”, completou.
Professores e alunos que visitaram o espaço destacaram o impacto positivo da experiência. A professora Nilda Maria dos Santos, da Escola Municipal Cícera Lucimar, que leciona o 5º ano, descreveu o ambiente como mágico e acolhedor. “Eu passaria o dia todo aqui. É um espaço inclusivo e encantador. A gente entra e sente uma leveza, como se deixasse o estresse do dia a dia lá fora”, contou.
A professora Ozânia Vanderlei, que levou cerca de 50 alunos da Escola Municipal Nosso Lar, afirmou que a proposta foi uma novidade que conquistou as crianças. “Eles se divertiram, interagiram e perceberam diferentes sensações. A sala é totalmente adaptada e inclusiva, permitindo que todos participem”, destacou.
Entre os pequenos visitantes, o entusiasmo foi evidente. O estudante Bruno dos Santos, 10 anos, da Escola Municipal Cícero Lucimar, contou que o que mais gostou foram as luzes e as bolinhas. Ele também aproveitou o vale-livro da Bienal para escolher novas leituras. “Gostei muito das bolinhas e das luzes. Com o meu vale-livro comprei um caça palavra e um livro colorido de futebol”, afirmou.

Inclusão
Para Pollyana de Araújo, coordenadora de Educação Especial da Semed, a presença da Sala Sensorial na Bienal representa um marco para a rede pública municipal de ensino. “Mais do que um ambiente interativo, a Sala Sensorial é uma manifestação concreta da política de inclusão da Rede Municipal de Educação de Maceió, que reconhece e acolhe a diversidade como princípio educativo”, explicou.
Atualmente, a rede pública de ensino de Maceió atende 5.738 estudantes público-alvo da Educação Especial, acompanhados por equipes de apoio, profissionais do Atendimento Educacional Especializado, intérpretes de Libras e outros serviços voltados à acessibilidade.
A Sala Sensorial é mais do que um espaço de descanso ou brincadeira, ela traduz o compromisso da rede pública municipal de ensino com uma educação inclusiva, humana e acessível. Ao proporcionar uma experiência de aprendizado sensorial, o projeto reafirma que incluir é transformar espaços, práticas e olhares.
Pollyana explica que ao proporcionar ao público uma vivência sensorial e acessível, a Prefeitura de Maceió reforça a mensagem de que a educação é para todos e que o município avança na construção de uma educação mais humana, acolhedora e comprometida com o desenvolvimento integral dos estudantes.
“A Sala Sensorial é, portanto, um símbolo do trabalho que vem sendo desenvolvido nas escolas municipais, evidenciando que incluir é transformar espaços, práticas e olhares. É acreditar que a educação só cumpre seu papel social quando abre caminhos para que todos possam ver, sentir, aprender e participar”, destacou a coordenadora.
Últimas notícias
Utilidade pública: Central do Samu 192 está temporariamente fora do ar
TRE-AL inaugura Espaço Kids no Fórum Eleitoral de Maceió
Rafael Brito aprova projeto que beneficia pessoas em tratamento do câncer
Nelson Tenório assume presidência interina do PDT em Alagoas
Trabalhador cai de laje em Arapiraca e é levado ao Hospital de Emergência
Procon Maceió realiza mutirão de audiências de conciliação em parceria com a Estácio
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
