Alfredo Gaspar surpreende e determina apreensão do celular de Igor Delecrode na CPMI do INSS
O parlamentar fundamenta o pedido no artigo 58, §3º, da Constituição Federal, e na Lei nº 1.579/1952, que conferem às Comissões Parlamentares de Inquérito poderes de investigação equivalentes aos das autoridades judiciais
O relator da CPMI do INSS, deputado Alfredo Gaspar, garantiu, na noite desta segunda-feira (10), a aprovação do requerimento de sua autoria que solicita a apreensão do celular de Igor Dias Delecrode, investigado por participação em irregularidades contra aposentados e pensionistas brasileiros. O pedido pegou o depoente de surpresa, já que ele compareceu à Comissão amparado por um habeas corpus do Supremo Tribunal Federal, que lhe assegurava o direito de permanecer em silêncio.
No documento, Alfredo Gaspar requer acesso aos diálogos em aplicativos de mensagens, e-mails logados e conteúdos armazenados em nuvem, com o objetivo de fortalecer a coleta de provas e ampliar o alcance das investigações.
O parlamentar fundamenta o pedido no artigo 58, §3º, da Constituição Federal, e na Lei nº 1.579/1952, que conferem às Comissões Parlamentares de Inquérito poderes de investigação equivalentes aos das autoridades judiciais. Segundo ele, a medida tem caráter instrutório e é essencial para o pleno exercício do papel fiscalizatório do Parlamento.
Alfredo Gaspar destacou ainda que a CPMI não depende do Poder Judiciário para adotar providências de caráter instrutório, citando decisão recente do Supremo Tribunal Federal, que reafirma a legitimidade das CPIs para determinar quebras de sigilo e outras medidas investigativas, desde que não envolvam situações de reserva de jurisdição, como busca domiciliar ou interceptação telefônica.
“O senhor Igor Delecrode figura como possível partícipe de práticas ilícitas que causaram prejuízos expressivos a aposentados e pensionistas. A confluência de indícios e a gravidade dos fatos impõem uma atuação diligente e plena desta CPMI”, destaca o relator no requerimento.
Últimas notícias
Pesquisa aponta aprovação de 77% à gestão da prefeita Márcia Cavalcante em São Luís do Quitunde
Decoração natalina de São Luís do Quitunde é destaque na Região Norte e encanta Famílias
Flávio se isola na direita após receber bênção de Bolsonaro para 2026
Após 10 anos de casados: Enfermeira foi morta com um tiro na cabeça, aponta delegado
[Vídeo] LiteraCOC transforma alunos em autores e fortalece o protagonismo infantil no Colégio COC Arapiraca
Balanço da PM em Penedo inclui Patrulha Maria da Penha, acidentes e blitz de trânsito
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
