Alfredo Gaspar surpreende e determina apreensão do celular de Igor Delecrode na CPMI do INSS
O parlamentar fundamenta o pedido no artigo 58, §3º, da Constituição Federal, e na Lei nº 1.579/1952, que conferem às Comissões Parlamentares de Inquérito poderes de investigação equivalentes aos das autoridades judiciais
O relator da CPMI do INSS, deputado Alfredo Gaspar, garantiu, na noite desta segunda-feira (10), a aprovação do requerimento de sua autoria que solicita a apreensão do celular de Igor Dias Delecrode, investigado por participação em irregularidades contra aposentados e pensionistas brasileiros. O pedido pegou o depoente de surpresa, já que ele compareceu à Comissão amparado por um habeas corpus do Supremo Tribunal Federal, que lhe assegurava o direito de permanecer em silêncio.
No documento, Alfredo Gaspar requer acesso aos diálogos em aplicativos de mensagens, e-mails logados e conteúdos armazenados em nuvem, com o objetivo de fortalecer a coleta de provas e ampliar o alcance das investigações.
O parlamentar fundamenta o pedido no artigo 58, §3º, da Constituição Federal, e na Lei nº 1.579/1952, que conferem às Comissões Parlamentares de Inquérito poderes de investigação equivalentes aos das autoridades judiciais. Segundo ele, a medida tem caráter instrutório e é essencial para o pleno exercício do papel fiscalizatório do Parlamento.
Alfredo Gaspar destacou ainda que a CPMI não depende do Poder Judiciário para adotar providências de caráter instrutório, citando decisão recente do Supremo Tribunal Federal, que reafirma a legitimidade das CPIs para determinar quebras de sigilo e outras medidas investigativas, desde que não envolvam situações de reserva de jurisdição, como busca domiciliar ou interceptação telefônica.
“O senhor Igor Delecrode figura como possível partícipe de práticas ilícitas que causaram prejuízos expressivos a aposentados e pensionistas. A confluência de indícios e a gravidade dos fatos impõem uma atuação diligente e plena desta CPMI”, destaca o relator no requerimento.
Últimas notícias
Ronaldo Lessa aguarda decisão de Dantas para entrar na briga pelo Senado
Saúde de Maceió realiza bloqueio vacinal contra a meningite C neste sábado (31)
JHC celebra bilhões no IPREV enquanto Banco Master segue na mira das autoridades
Advogada conhecida por defender mulheres entra no caso da jovem estuprada em Coité do Nóia: ‘vamos brigar’
Uneal informa sobre procedimentos para pré-matrícula dos candidatos do Sisu 2026
Amazon anuncia demissão de cerca de 16 mil funcionários
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
