Unimed Maceió é condenada a indenizar paciente bariátrica por negar cirurgia reparadora
Operadora de saúde também terá que arcar com os custos da referida cirurgia; decisão é da 2ª Vara Cível da Capital
A Unimed Maceió foi condenada a pagar indenização de R$ 6.000,00 por danos morais por ter se recusado a cobrir uma cirurgia reparadora de mastopexia solicitada por uma paciente bariátrica. A decisão é do juiz Pedro Ivens Simões, da 2ª Vara Cível da Capital. A informação foi divulgada pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) nesta quarta-feira (12).
De acordo com o TJAL, além da indenização, a operadora de saúde terá que custear a referida cirurgia, e também fornecer botas pneumáticas no transoperatório para prevenção de trombose.
O caso
Segundo os autos, em 13 de março de 2019, a paciente passou por uma cirurgia bariátrica, pois sofria de diversas complicações devido à obesidade mórbida de grau III.
Devido ao procedimento, a paciente teve perda de 45kg e consequentemente desenvolveu flacidez mamária. Com isso, o médico assistente orientou a realização de uma mastopexia com implantes de silicone, com uso de bota pneumática durante a cirurgia.
Ainda de acordo com os autos, a Unimed recusou a cobertura do procedimento, alegando que a mamoplastia com prótese de silicone possui caráter estético e não consta no rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Sobre a bota pneumática, a empresa alegou que não tinha o dever de custear o material, por se tratar de equipamento de uso pessoal, sem relação direta com o ato cirúrgico.
O juiz Pedro Ivens Simões definiu a negativa da Unimed como abusiva e ilegal. “A recusa da operadora em custear o procedimento de mastopexia com implantes de silicone, sob a alegação de se tratar de cirurgia estética ou de não estar prevista no rol da ANS, é manifestamente abusiva e ilegal, desvirtuando a própria finalidade do contrato e ferindo o direito fundamental à saúde e à vida digna da autora”, ressaltou o magistrado.
Últimas notícias
Homem é flagrado furtando celular em depósito após homicídio no São Jorge
Teca Nelma participa com Lula da entrega do Minha Casa, Minha Vida, em Maceió
Procon Arapiraca notifica a operadora TIM após interrupções frequentes nos serviços
Lula diz que "falta vergonha na cara" a quem defende dono do Master
Leandro Karnal defende a educação como base da gestão pública na Feira dos Municípios Alagoanos
MPAL oferta denúncia e pai que desviou valores doados a filho com deficiência é preso
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
